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Cidades, Destaques

Ônibus de Caiado atropela Ibaneis

  • Chico Sant'Anna
  • 25/01/2022
  • 05:47

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Desde o início de suas gestões, Ronaldo Caiado (DEM) e Ibaneis Rocha (MDB) competem pelo protagonismo na política regional. É como ocorria na disputa Arena x MDB dos tempos da ditadura militar. O mais recente episódio ocorreu na implantação de ônibus articulados (BRT) movidos a eletricidade. Goiânia deu um salto de qualidade, deixando Brasília para trás.

O confronto entre os dois governadores começou logo no início de seus respectivos mandatos. Ibaneis foi inspecionar a possibilidade de instalar o trem metropolitano para Luziânia. Caiado ligou aborrecido para o governador do DF e, segundo o portal Metrópoles, foi possível ouvir impropérios de lado a lado.

  • Leia a íntegra da matéria no Blog do Chico Sant’anna

Depois do episódio, representantes da bancada goiana no Congresso apresentaram projeto de lei que abocanharia para Goiás parte do Fundo Constitucional do DF. Caiado ainda decidiu revitalizar o aeroporto Santa Genoveva, tornando Goiânia uma alternativa de transporte de cargas e portão internacional, em concorrência ao aeroporto JK. 

Dia 21, ao mesmo tempo em que o brasiliense tomava ciência de mais uma crise na Saúde, com a renúncia do presidente do IGES-DF, general Gislei Morais, Caiado autorizava R$ 87,2 milhões para a conclusão das obras do Hospital de Águas Lindas, com 163 leitos, ambulatório com 22 consultórios e centro cirúrgico com oito salas.

Atropelamento

A mais nova iniciativa que coloca Goiás à frente do DF foi o anúncio da introdução de ônibus articulado 100% elétrico, que substituirá a frota que circula no Eixo Anhanguera, uma espécie de BRT. Ao contrário dos antigos trolley-bus, os novos veículos não são energizados por redes elétricas aéreas e sim por baterias de fosfato ferro lítio. Uma carga completa permite viajar 250 Km. 

Os veículos foram desenvolvidos pela brasileira Marcopolo e a chinesa Build Your Dreams (BYD), com fábrica em Campinas (SP). Têm 22m de extensão, piso rebaixado, capacidade para 170 passageiros, espaços para cadeirantes, ar-condicionado ionizado, carregadores de celular e Wi-Fi interno. E como nasceram na era da covid-19, já vêm com dispositivos de biossegurança, que reduzem o risco de contaminação pelo coronavírus.

O modelo não esqueceu os rodoviários. Possuem seis câmeras de alta definição (duas com infravermelho, em substituição aos retrovisores externo e interno). Elas permitem que o motorista veja pontos cegos e tenha facilidade de manobra, aumentando a segurança e garantindo mais conforto na viagem.

Únicos seis

Em Brasília, segundo a Secretaria de Mobilidade, existem seis ônibus elétricos na linha Rodoviária-Esplanada. A frota conta ainda com nove veículos movidos a biodiesel. Nenhum deles é articulado. A Semob informa que na futura licitação das linhas de ônibus no DF haverá a previsão de ônibus elétricos, mas não se sabe ainda quando, nem quantos veículos irão operar e se serão articulados ou não. 

Há dez anos, o GDF promete o uso de ônibus elétricos. Em 2012, Agnelo Queiroz (PT) chegou a ir a Xangai e anunciou acertar a introdução, naquele ano mesmo, dos ônibus elétrico. Até “a criação de uma fábrica desses carros no DF, se constituindo em uma plataforma para o Brasil”, foi anunciada por Agnelo, detalhando que esses ônibus seriam utilizados na Copa do Mundo de 2014. Nada se materializou.

Leia a íntegra da matéria no Blog do Chico Sant’anna

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Um olhar diferenciado de Brasília por quem defende o prazer de morar na cidade e o orgulho de ser brasiliense, por opção ou nascimento.

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