O Inmet emitiu alerta de grande perigo para 13 estados e o Distrito Federal devido à forte onda de calor que atingirá ao menos 1.100 municípios brasileiros até terça-feira (14).
Hoje, as temperaturas devem atingir os 40 °C em Campo Grande, Cuiabá e Rio de Janeiro. Já em São Paulo, os termômetros podem chegar aos 37 °C no período da tarde. A máxima prevista em Brasília é de 34 °C.
Por isso, o Ministério da Saúde elaborou orientações para se proteger. A principal delas é evitar exposição direta ao sol das 10h às 16h, além de usar protetor solar, diminuir esforços físicos e repousar em locais arejados.
A pasta indica ainda aumentar a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede, fazer refeições leves e evitar bebidas alcoólicas.
No caso de crianças, idosos, pessoas com problemas cardíacos, respiratórios ou de circulação, diabéticos e gestantes, o cuidado deve ser redobrado com uso de chapéus com abas e roupas leves que não retenham muito calor. Há recomendação também de manter janelas abertas.