Olhos d’Água sedia Feira do Troca Literária

orlandopontesPor ,02/02/2021 às 16:45, Atualizado em 02/02/2021 às 16:45

Evento contará com a presença de autoridades dos governos federal, de Goiás e do DF

A cidade de Olhos d’Água (GO), a 90 quilômetros de Brasília, sediará, no dia 19 de fevereiro, a 3ª Feira de Troca Literária, promovida pela Biblioteca Pública Professora Laís Fontoura Aderne, no ginásio da Escola Municipal Geminiano Geminiano Ferreira de Queiroz.

A diretora de Livro e Literatura de Alexânia, professora Nilva Belo de Morais, uma das organizadoras do evento, diz que já confirmaram presença, entre outras autoridades, a diretoria do Programa Mala do Livro do GDF, Maria José Lira, e a diretora da Biblioteca Nacional de Brasília e do Sistema Distrital de Bibliotecas Públicas, Eliza Bretas.

A 3ª Feira de Troca Literária é uma homenagem à professora Sinclei Fazzolino, que viveu em Olhos d´Água e contribuiu para o desenvolvimento de uma educação de qualidade no município de Alexânia, sobretudo no distrito de Olhos d’Água, onde desenvolveu importantes trabalhos educacionais e sociais.

Alexânia é um dos poucos municípios do Brasil a ter uma política pública de livro, leitura e bibliotecas, que teve a professora Nilva Belo como mentora Lei municipal 1247/13. A norma instituiu o PMLLLB – Plano Municipal de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, que levou à criação da Biblioteca Pública Municipal em Olhos d’Água.

Mesmo respeitando as regras do distanciamento social em função da pandemia da covid-19, a 3ª Feira de Troca Literária será aberta ao público, com a participação dos estudantes das escolas locais e da comunidade. “Nosso objetivo é difundir o livro e a leitura, meios de aquisição do conhecimento e liberdade de expressão”, explica Nilva Belo.

As pessoas que não tiverem um livro para realizar a troca poderão levar uma poesia, um desenho ou um artesanato para concluir a barganha. Ao final do evento, a Biblioteca Laís Aderne premiará a melhor redação a respeito da Feira, que será avaliada pelos alunos de Olhos d’Água por meio de desenhos e redações.

Deixe um comentário

Rolar para cima