Gutemberg Fialho (*)
Escrevo este artigo para agradecer a todos que acreditaram na minha candidatura a deputado distrital. Foram mais de 11 mil votos e eu sei que em todos eles há a esperança de uma saúde pública digna, de qualidade. Por isso, acreditem: a luta continua.
Como disse inúmeras vezes durante a campanha, não sou candidato de oportunidade. Sou médico, presidente do Sindicato dos Médicos (SindMédico-DF), da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e estou presente em todas as batalhas pela saúde do Distrito Federal.
Minha candidatura a distrital foi uma tentativa de estar ainda mais inserido no palco das decisões: a política. Certamente que, por lá, muitas decisões que não agregam em nada à saúde seriam questionadas e até travadas pelo nosso projeto de resgate do setor. Afinal, estaríamos no cerne da coisa pública.
Para mim, os interesses da coletividade sempre serão preponderantes quando o assunto é o Sistema Único de Saúde (SUS). Quem me conhece sabe ainda que minha experiência em hospitais públicos também seria um diferencial. Ninguém pode me contar como funciona a saúde pública do DF melhor do que os meus olhos. Eu vi e vejo de perto todo o caos.
Conheço o sofrimento dos pacientes. Sei que há soluções viáveis, possíveis e que não oneram em nada os cofres públicos. Pelo contrário. Passou da hora de a verba destinada à saúde chegar até ela.
Torço para que os deputados eleitos realmente se debrucem à causa da saúde. Há muito a ser feito. O Instituto de Gestão Estratégica (IGESDF) precisa passar por uma ampla varredura: é uma caixa preta, um buraco negro que suga do SUS e não tem os resultados prometidos.
A Atenção Primária, essa que previne doenças e vacina crianças e adultos, precisa ter de volta os médicos especialistas. Eles fazem falta para a população. E você sabe disso. É preciso contratar mais profissionais para a área: por concurso público, sem ser contrato temporário. Porque, se continuar assim, sempre vai faltar.
Aos meus colegas médicos, enfermeiros, técnicos e todos os outros que compõem o nosso SUS-DF, saibam que estarei ao lado de vocês pela valorização do serviço público. Estarei e estou ao lado de vocês pela valorização da Medicina.
Estou ao lado de vocês para cobrar o que é de direito: o prometido reajuste salarial e as tão sonhadas condições de trabalho. Porque, nos últimos anos, até o assédio moral foi banalizado. Vocês não querem mais isso. Nem eu.
As portas do Sindicato dos Médicos e da Fenam seguem abertas para todos. Se você é paciente, sinta-se também incluído nisso. Afinal de contas, quando não há condições de atendimento e tratamento, todos sofrem.
Me considero um representante da saúde do DF. O meu trabalho é pela coletividade. O SUS é de todos, para todos. E minha meta é fazer com que isso seja cumprido.
Um forte abraço a todos.
Nos vemos em breve.
Obrigado pelos votos de confiança!
(*) Presidente do SindMédico-DF