Obras na Avenida Hélio Prates – Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
Diva Araújo
A segunda etapa da revitalização dos 7,6 quilômetros da Avenida Hélio Prates, que liga Taguatinga Norte a Ceilândia Centro, deve ficar pronta dentro de um ano – em dezembro de 2023. Segundo a Secretaria de Obras (SODF), um quilômetro e meio do serviço já foi entregue e 2,5 Km estão passando por reformas.
A revitalização da Hélio Prates, orçada em R$ 14,5 milhões, foi dividida em três etapas. A primeira consiste em pavimentação, drenagem, calçadas, estacionamento, arborização e inclusão de faixa de rolamento e de via marginal em um trecho de 1,7 Km entre o entroncamento da Hélio Prates com a Via N3, próximo do Sol Nascente, até o cruzamento com a M1, próximo do Hospital Regional de Ceilândia.
No momento, os serviços se concentram no último trecho da etapa I, na quadra QNM 2. A segunda etapa também está em andamento, e ocorre num trecho de 2,1 Km da via, alcançando as quadras CNG 6, CNG 5, CNG 1, CNG 2, QNG 25, QNG 10, QNG 9, QNG 1, QI 1, QNE 35, QNE 33, QNE 31, QNE 29, QNE 27, QND 47, QND 48, QND 49, QND 50, QND 51, QND 52, QND5 3, QND 54, QND 55, QND 56, QND 57, QN D58 e QND 59.
Serão executados os serviços de ampliação e remodelação de calçadas, incluindo acessibilidade e travessias de pedestres; reordenamento e pavimentação de estacionamentos; implantação de ciclovia, paisagismo e mobiliário urbano; e execução de obras no interior do Parque Ecológico do Cortado, com implantação de lagoas de detenção e solução para contenção de erosão junto ao mirante do parque.
BRT só em 2024
Já a terceira e última etapa da obra – a implantação do corredor BRT no canteiro central da via, que custará R$ 68 milhões –, ainda está em fase de projeto e somente em 2023 será realizada a licitação para dar início ao trabalho. “Nossa expectativa é realizar a licitação no primeiro trimestre, para que as obras sejam iniciadas no início do segundo semestre. A previsão é de que essa etapa seja concluída no prazo de 12 meses”, informa a Secretaria.