Construída na década de 1970, a Praça do DI passa por uma reforma desde o ano passado. O Governo do Distrito Federal iniciou e concluiu um processo de restauração do espaço, com troca de equipamentos e revitalização. Mas a retirada do postinho da PM causou polêmica e gerou insatisfação.
A estrutura, que pertence à Administração de Águas Claras, foi removida pela Novacap, a pedido da Secretaria de Cidades, e levada para o Plano Piloto. O administrador de Taguatinga, Bispo Renato Andrade, tentou manter o equipamento na cidade para sediar uma guarda-mirim, mas não foi atendido.
A Novacap retirou o equipamento, mas não fez a revitalização do local, que inclui grama e calçada de pedra portuguesa. Isso tem gerado uma série de reclamações por parte dos usuários do local.
Renildo de Souza Santos, 62 anos, dono de uma barbearia, aguarda com ansiedade pela benfeitoria. “Estamos esperando a retomada a obra, parada há dois meses, quando retiraram o posto da PM e ficou só esse buraco. Ninguém entende porque parou”, lamenta.
Reforma – Na primeira etapa da obra, os dois parques infantis foram contemplados com novos brinquedos e troca do banco de areia. As duas quadras poliesportivas receberam pintura do piso. As traves de futebol e tabelas de basquete foram restauradas, além de instaladas novas redes para prática de voleibol.
Quatro mesas com bancos de alvenaria para leitura e jogos de tabuleiro também foram construídas e a iluminação dos postes, trocada. Um espaço gramado, que estava inutilizado, foi preenchido com pedras portuguesas.
As obras foram executadas pela Administração Regional e pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). A empresa cedeu 10 caminhões de areia para os parquinhos, fez a poda das árvores centenárias na área externa da praça e estuda a implantação de um projeto paisagístico no interior do espaço. Além disso, os muros externos das lojas, virados para outras avenidas, foram pintados e os internos serão decorados com os desenhos em grafite de um artista da própria região.
Shopping a céu aberto
A Praça do DI, que compõe o setor CNA, oficialmente batizada de Praça Santos Dumont, é um dos lugares mais democráticos de Taguatinga e aglutinador pela sua diversidade de comércio. Em seus 10 mil metros quadrados já chegou a possuir boates da moda nas décadas de 1980 e 90 e ser palco de shows de rock e axé.
Hoje, conta uma diversidade de estabelecimentos comerciais e equipamentos públicos, como parquinho e quadra de esporte, além de bares, restaurantes, cartórios, salões de beleza e barbearias. Tantas lojas e estabelecimentos fazem da praça um verdadeiro shopping a céu aberto.