O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, assinou nesta terça-feira (27) a ordem de serviço para conclusão da Estação Estrada Parque, da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), em Águas Claras.
O valor contratado da obra é de R$ 2.443.069,28. A previsão é que a unidade seja inaugurada em seis meses. Serão beneficiados 8.850 passageiros do sistema metroviário.
“Além de favorecer a população com mais uma estação, há o aspecto de criação de empregos. Estamos aumentando a cada ano a capacidade de investimento e isso tem permitido que o DF tenha um volume de obras maior, o que ajuda a recuperar a economia”, disse Rollemberg.
As melhorias na estação incluem:
- Recuperação de peças e elementos estruturais
- Recuperação da cobertura, das vedações, de revestimentos e de pisos
- Readequação das dependências e das instalações
- Urbanização do entorno (calçadas, paraciclos, iluminação)
- Modernização da acessibilidade (colocação de piso tátil e direcional, adequação de acessos e rampas)
A entrega da nova estação é uma demanda antiga, já que a construção deveria ter sido concluída há 20 anos. As benfeitorias permitirão ampliar a prestação do transporte metroviário, bem como aumentar a receita tarifária.
Próximo à nova unidade de embarque e desembarque de passageiros encontram-se cinco empreendimentos de uso comercial e residencial, cinco faculdades e duas igrejas.
“Temos outras entregas: a modernização e expansão do metrô em Samambaia, licitamos semana passada a segunda etapa do metrô sustentável, além de duas estações na Asa Sul”, disse o presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado.
Nomeação de servidores
Na cerimônia de assinatura da ordem de serviço nesta manhã, aprovados em concurso para o Metrô-DF questionaram o governador sobre futuras nomeações.
Rollemberg explicou que espera a aprovação de projeto de lei apresentado pelo Executivo local à Câmara Legislativa que recompõe o orçamento do DF.
“Tão logo seja aprovado, teremos condições de anunciar nomeações em diversas áreas, como na saúde, nos sistemas penitenciário e socioeducativo e no Metrô”, disse.
A expectativa, segundo ele, é que a matéria seja votada ainda nesta terça.