Diva Araújo
Lennon Noleto lança o livro “O visível além do visível: uma investigação sobre o Cavaleiro Azul”, pela Editora Dialética. A obra faz uma análise do grupo O Cavaleiro Azul (Der Blaue Reiter), uma corrente artística vanguardista surgida na cidade de Munique, na Alemanha, nos anos 1910, e concretizada na forma de um almanaque, idealizado por Wassily Kandinsky, Franz Marc, Gabriele Münter, Alexey Jawlesky e outros artistas.
O livro de Lennon é uma obra acadêmica, resultado de uma dissertação de mestrado, voltado a pessoas que se dedicam à área da estética e da filosofia de arte, campos da filosofia que dialogam com a literatura, o teatro, as artes plásticas, performáticas ou música, que chamam a atenção por meio dos sentidos.
Já no início da graduação em Filosofia, Noleto se interessou pela área e teve verdadeiro amor pela teoria. Com o passar do tempo, entender a arte o encantou do mesmo modo. De início se interessava muito pela literatura e o expressionismo alemão, e começou a ler mais sobre o assunto.
Em paralelo Lennon iniciou, de modo completamente experimental, sua própria prática artística sem qualquer orientação. “Passei primeiro por essa retórica de O Cavaleiro Azul para, depois, desmontá-la e mostrar, num exame bem mais teórico, acho que o importante é conseguir fundamentar o que se escreve”.
O livro de Lennon Noleto está à venda no site da Editora Dialética, clique aqui.