Maria Felix
“A vida é como um relógio quebrado:/ Impreciso, confunde o pensamento/ Porém, em um pequeno momento/ Aponta o horário exato”. Este primeiro quarteto do soneto “Depois das Trevas” é destacado no prefácio deFernando de Mendonça, professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – de que “sobre cada soneto de Elias paira a primitiva questão: por que um soneto, ainda?”.
O livro prefaciado por Mendonça é “Os Tempos Cerrados”, do escritor e professor Elias Fontele Dourado, que será lançado no dia 7 de fevereiro, às 19h, no Beirute da 109 Sul. A produção da Fonteles Studios/Editora tem 240 páginas e é composta por poemas escritos com o rigor da forma fixa do soneto, mas com o frescor da linguagem moderna (“Depois das Trevas” está na página 161).
Mestre em Filosofia/Metafísica pela UnB e concluindo doutorado em Comunicação, o autorbrasiliense de 27 anos deixa claro que o livro é “impactante e a pegada é filosófica”. Ele observa que sua obra remete às quatro estações do ano e, a exemplo delas, ele cria, metaforicamente, as quatro estações da consciência humana: metafísica, ontologia, existencialismo e ética.
Assim, sua obra tem quatro partes, e faz uma jornada de crescimento do ser humano, desde os aspectos abstratos até o recorte de suas decisões, incluindo os ângulos pessimistas. Mas Elias observa que, aos poucos, torna-se mais otimista, diante da “expectativa de que o ser humano mantém a esperança, apesar de tudo”.
O autor – Elias Fontele Dourado é professor de Filosofia da Secretaria de Educação de Goiás e tem artigos publicados em periódicos internacionais e nacionais. Formou-se em violino pela Escola de Música de Brasília. Escreve artigos de cinema para a enciclopédia da Versátil Home Vídeo. Foi vencedor em destaque no Concurso Nacional Novos Poetas da Vivara Editora, de 2015.
SERVIÇO:
Lançamento do livro “Os Tempos Cerrados”
Data: 7/2/2024, às 19h
Local: Beirute da Asa 109 Sul
Contatos: 61-99297-8742 (assessoria de imprensa) / 61-99592-2929 (autor)