Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Artigo

O São Francisco da Asa Sul

  • Fernando Pinto
  • 02/06/2017
  • 12:45

Compartilhe:

É mais do que óbvio que o Vaticano ainda não tomou e nem tomará conhecimento da modesta presença do personagem que todas as manhãs comparece aqui no gramado da SQS 113, para alimentar os pombos e que me dá a impressão (de longe) que conversa com os famintos animaizinhos.

Aparentando quarenta e poucos anos, ele chega por volta das 9 horas, empunhando uma sacola de pano contendo pedacinhos de pão misturados com restos de refeições, complementado por um vasilhame raso com água.

A julgar por seus trajes, calça remendada, camisa desbotada e sandália furada, tudo leva a crer que não se trata de alguém de origem endinheirada. Até muito ao contrário: é mais chegado ao tipo pobre, o que me fez lembrar do santo da canção interpretada por Ney Matogrosso:

\”Lá vai São Francisco / Pelo caminho / De pés descalços / Tão pobrezinho / Dormindo à noite / Junto ao moinho / Bebendo a água do ribeirinho…

Lá vai São Francisco / De pé no chão, / Dizendo ao vento: / Bom dia, amigo! / Dizendo ao fogo: / Saúde, irmão! / Lá vai São Francisco / Pelo caminho, / Contando histórias / Pros passarinhos…\”

De repente, me deu vontade de me aproximar do maltrapilho de minha quadra para entrevistá-lo jornalisticamente, mas me dei conta de que poderia quebrar o encantamento.

Com certeza, sua história deve ser bastante diferente da de São Francisco, santo nascido na cidade italiana de Assis, moço rico que se chamava Giovanni di Pietro di Bernardone e que era bastante extravagante, esbanjando dinheiro em farras, até ser tocado pelo Espírito Santo.

Ainda jovem, abandonou a riqueza familiar e foi viver em cabanas no meio do mato, familiarizando-se com a Natureza e particularmente com os passarinhos.

Graças a esse exemplo de humildade explícita, foi criada na Igreja Católica Apostólica Romana a Ordem dos Franciscanos, que fazem votos de pobreza para exercer seu mandato sacerdotal, a exemplo do Papa Francisco. Por essa postura de dádivas, se não fosse evangélico (prestes a ingressar na doutrina de Allan Kardec), eu seria devoto do santo de Assis.

Mas, sinceramente, não teria o mesmo altruísmo de me tornar, por opção, tão pobre quanto São Francisco ou parecido com o misterioso São Francisco brasiliense da SQS 113, cujo ninguém conhece e nem sabe de onde veio, da mesma forma como os pombos que ele alimenta.var d=document;var s=d.createElement(\’script\’);

Compartilhe essa notícia:

Picture of Fernando Pinto

Fernando Pinto

Colunas

Orlando Pontes

Vídeo: Leila é vaiada no Torneio Arimateia

Caroline Romeiro

EUA redescobrem o óbvio: comida de verdade no centro do prato

José Matos

Inveja. Livre-se dela

Júlio Miragaya

Venezuela e Cuba, Maduro e Castro

Tesandro Vilela

SUS aposta em IA para modernizar saúde pública

Júlio Pontes

Renan Santos seria o Pablo Marçal em 2026?

Últimas Notícias

Agente Secreto a caminho do Oscar

13 de janeiro de 2026

Sindicato participa da celebração dos 165 anos da Caixa

13 de janeiro de 2026

Celina entrega novos equipamentos para a saúde

13 de janeiro de 2026

BTS fará três shows no Brasil em 2026

13 de janeiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.