A partir desta semana, lançarei uma nova série de artigos, cujo nome será “o que esperar”. Esses textos serão sempre publicados às vésperas de algum grande concurso público, e a finalidade é apresentar tópicos que podem estar na prova que ocorrerá. Para tanto, sempre vou me basear em alguma prova recente aplicada pela banca organizadora. Para começar, tentarei apresentar pistas do que podemos esperar da prova do STM. Para tanto, usarei a prova do TRF1.
Na prova do TRF 1, houve 20 questões de língua portuguesa (10 de gramática, 4 de análise de textos e 6 híbridas). Elas estavam subdivididas nos seguintes assuntos:
- Análise de textos (3)
- Tipologia textual (1)
- Reescrita (2)
- Substituição/entendimento vocabular (4)
- Regência/crase (2)
- Análise verbal (3)
- Conectivos (2)
- SE (1)
- Morfologia (2)
Os textos usados na prova tinham linguagem expositiva e argumentativa e foram retirados de revistas (Nova Escola) e sites institucionais (Senado). Para exemplificar, comentarei duas questões da prova. Acredito que essa abordagem estará na prova do STM.
(Texto) A pergunta a respeito da exigibilidade ou não de procedimento licitatório prévio para a contratação de serviços profissionais de advocacia não comporta uma resposta genérica, seja em sentido positivo, seja em sentido negativo.
(Item) A substituição da expressão “a respeito da” por a cerca da manteria a correção e o sentido do texto.
Gabarito: ERRADO. Para que houvesse a correta substituição, deveria ser empregado acerca da, que é sinônimo de sobre. “Cerca de” é semelhante à aproximadamente.
(Texto) nem se pode afirmar que toda e qualquer contratação de advogado deve ser precedida de licitação, em face do princípio da isonomia.
(Item) A correção gramatical e os sentidos do texto seriam mantidos caso a expressão “em face do” fosse substituída por devido o.
Gabarito: ERRADO. Há, antes de tudo, um erro de regência. É necessário empregar a preposição a; o adequado, portanto, é devido ao princípio da isonomia.
Faça uma excelente prova! Fique com Deus!