Depois da água, o chá é a bebida mais consumida no mundo. Os chás são feitos a partir da infusão ou decocção de ervas, ou partes de plantas e frutos, como cascas, folhas ou caules. Em média, as ervas e especiarias que compõem os chás apresentam cerca de 30% do seu peso seco de compostos fenólicos. Esses compostos são os grandes responsáveis pelos efeitos benéficos relacionados aos chás.
O chá verde, feito a partir da Camellia sinensis, apresenta propriedades que atuam na prevenção e até auxiliam o tratamento de diabetes, cardiopatias, infecções virais, inflamação em doenças degenerativas e até mesmo no câncer.
As substâncias do chá verde responsáveis por todo esse efeito protetor relacionado a ele são as epicatequinas, epicatequina galato, epigalocatequina e epigalocatequina galato, sendo que esta última tem sido a substância mais estudada, por estar em maior concentração no chá verde.
Os compostos fenólicos encontrados nos chás junto com a água presente nessa bebida podem auxiliar o organismo nos seus processos de limpezas naturais, que ocorrem no intestino, fígado e rins. Com esses compostos presentes, o corpo consegue fazer a limpeza necessária, especialmente nesse período após o carnaval.
Chás mornos ou gelados, o que você preferir. O processo de infusão ou decocção precisa ser feito, mas a temperatura fica de acordo com o seu paladar!
Como saber se um produto é orgânico?
Doces e açúcar na primeira infância
Vamos falar de aleitamento materno?