Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Tecnologia

O novo intermediário entre governo e sociedade

IA ocupa cotidiano de quem precisa lidar com o Estado no DF 

  • Tersandro Vilela
  • 01/01/2026
  • 16:00

Compartilhe:

Foto: IA

Tersandro Vilela (*)

Em Brasília, a inteligência artificial deixou de ser um conceito distante para ocupar o dia a dia de quem precisa lidar com o Estado. Em 2025, sistemas automatizados passaram a responder dúvidas, organizar filas virtuais, classificar pedidos e acelerar análises que antes levavam semanas. Para a sociedade, a promessa é menos espera, mais acesso e serviços públicos mais previsíveis.

Na prática, a IA já aparece quando o cidadão busca informações previdenciárias, acompanha processos administrativos ou tenta entender uma norma que mudou. Chatbots institucionais, treinados com bases oficiais, passaram a traduzir o “juridiquês” em linguagem comum, reduzindo a dependência de intermediários e ampliando o acesso à informação pública. 

O avanço, no entanto, não ocorre sem tensões. Organizações da sociedade civil e especialistas em direitos digitais alertam para riscos de exclusão, vieses algorítmicos e uso inadequado de dados pessoais. Se mal implementados, sistemas automatizados podem reforçar desigualdades, negar benefícios de forma opaca ou produzir respostas imprecisas com aparência de autoridade. Por isso, 2025 também foi marcado por debates sobre transparência, explicabilidade e direito à contestação de decisões mediadas por algoritmos.

Brasília concentra esse embate porque é ali que se decidem as regras do jogo. Ao longo do ano, o governo federal divulgou diretrizes para o uso responsável da inteligência artificial no setor público, defendendo que a tecnologia seja instrumento de apoio e não substituição da decisão humana. 

DESAFIO – Para a população, a IA começa a redefinir expectativas. Se um sistema pode responder em segundos, por que esperar meses? Se dados podem ser cruzados automaticamente, por que repetir documentos? 

A pressão social por serviços mais inteligentes tende a crescer em 2026, ao mesmo tempo em que aumenta a cobrança por garantias éticas. Na capital do poder, a inteligência artificial entrou definitivamente na vida comum. O desafio agora é fazer com que ela aproxime o Estado das pessoas e não crie uma nova distância, invisível e algorítmica, entre quem decide e quem é afetado pelas decisões.

(*) Jornalista pós-graduado em Filosofia, especialista em Liderança: gestão, resultados e engajamento, e mestrando em Inovação, Comunicação e Economia Criativa

Compartilhe essa notícia:

Picture of Tersandro Vilela

Tersandro Vilela

Jornalista pós-graduado em Filosofia, especialista em Liderança: gestão, resultados e engajamento e mestrando em Inovação, Comunicação e Economia Criativa

Colunas

Orlando Pontes

Galípolo almoçou com Vorcaro antes da falência do Banco Master

Caroline Romeiro

Janeiro Branco: cuidar da mente é um ato de saúde

José Matos

Derrotas são lições

Júlio Miragaya

A ojeriza da burguesia a Lula e ao PT

Tesandro Vilela

Quando a comida grita e a informação cala

Júlio Pontes

Os calos nos pés de Nikolas Ferreira

Últimas Notícias

Quando a comida grita e a informação cala

29 de janeiro de 2026
Luis Miranda a Dr Vicenzo: vou enfiar a porrada. Imagem: reprodução Luis Miranda USA

Luís Miranda a Dr. Vicenzo: “Vou enfiar a porrada em você”

29 de janeiro de 2026

Como foi a invasão alienígena da década de 1970

28 de janeiro de 2026

Material escolar mais caro no DF: veja como economizar e evitar golpes

28 de janeiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.