O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, quarta-feira (2), o Plano Safra 2024/2025, que oferecerá R$ 400,59 bilhões em linhas de crédito para médios e grandes produtores rurais de todo o País. Um aumento de 10% em relação ao anterior. Este é o maior Plano Safra da história.
“Hoje, o Brasil exporta até algodão para o Egito, considerado um dos melhores algodões do mundo, pelo seu comprimento, maciez e resistência, sendo sempre associado ao luxo e sofisticação. É uma demonstração da capacidade, da criatividade e dos investimentos em conhecimento tecnológico que estamos fazendo na agricultura”, exemmplificou Lula.
E o presidente completou: “Por isso, precisamos incentivar muito o crescimento da nossa agricultura. É por isso que nós fazemos Plano Safra melhor do que aqueles que parece que gostam de vocês e não gostam. Eu sonho com um país mais desenvolvido e com padrão de classe média evoluído”.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou que o montante do Plano 2024/2025 é 40% maior que as duas edições anteriores. “O custo da produção agrícola, numa média ponderada, caiu 23% nesses dois anos. Portanto, este Plano Safra terá uma eficiência 63% maior do que o último do governo passado”.