Golpistas têm utilizado sites e perfis falsos nas redes sociais do Voa Brasil – programa do governo federal que disponibiliza passagens aéreas com valores de até R$ 200 a aposentados do INSS – para roubar dados pessoais e cobrar uma suposta taxa de adesão.
Lançado em 2024, o Voa Brasil é destinado exclusivamente a aposentados do INSS que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses. É possível emitir até dois bilhetes aéreos por ano. Para participar, os interessados devem ter conta na plataforma do Governo Federal, o Gov.br, nos níveis prata ou ouro.
O sistema valida automaticamente se o usuário atende aos requisitos para adesão, ou seja, não é preciso preencher dados adicionais. O Ministério de Portos e Aeroportos, responsável por administrar a plataforma ressalta que o link apresentado pelos sites golpistas induz o usuário a fornecer CPF e senha do Gov.br (meio de acesso do usuário aos serviços públicos digitais), além de solicitar ações que não são exigidas ao cidadão. A Pasta alerta que o único site oficial é: gov.br/voabrasil.
Inclusão – O Voa Brasil é o primeiro programa de inclusão social da aviação brasileira, que deixa o transporte aéreo mais acessível e democrático no país. O objetivo, segundo o governo federal, é fazer com que mais e, principalmente, novos brasileiros tenham acesso ao mercado aéreo com preços atrativos.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa, já anunciou que a Pasta planeja estender o programa a estudantes do ProUni e do Fies em 2025, em parceria com o Ministério da Educação.
Saiba +
Para obter o Voa Brasil, basta acessar o site gov.br/voabrasil, fazer o login com a conta no gov.br, informar os dados de viagem e pesquisar os bilhetes disponíveis. Após a escolha do voo, é necessário concluir a reserva e efetuar o pagamento no site da companhia aérea. Em caso de dúvidas, denúncias ou sugestões, procure os canais oficiais do Ministério de Portos e Aeroportos ou envie e-mail para ouvidoria@mpor.gov.br.