Previamente, informo que o tema desta coluna foi definido antes do vexame brasileiro frente à seleção argentina, na terça-feira (25), quando perdemos de 4 a 1 para os Hermanos. Dito isto…
Na quinta-feira (20), o Brasil enfrentou a Colômbia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. O gol de Vinícius Júnior, que deu a vitória ao Brasil aos 45 minutos do segundo tempo, tornou perfeita – para Ibaneis Rocha e Mayara Noronha – a passagem da Seleção pela Capital.
A primeira-dama aproveitou de todas as maneiras possíveis, principalmente nas redes sociais, a presença dos jogadores na cidade. Em seu Instagram, Mayara começou a falar do jogo 14 dias antes da partida. Com um vídeo, lembrou que os torcedores poderiam levar 2 quilos de alimento não perecível para pagar meia entrada, ressaltando a pauta que lhe é cara: a assistência social.
Na véspera do jogo, Mayara visitou o Hospital da Criança ao lado dos jogadores Matheus Cunha e Estêvão para levar uma “injeção de ânimo”, segundo ela, para as crianças internadas.
“Foi gol de placa ver o tanto que essa visita trouxe sorrisos, emoção e esperança para quem está ali todos os dias (cuidando e sendo cuidado)”, disse um internauta num comentário na rede de Noronha e Ibaneis, já que publicaram conjuntamente.
No dia do jogo, a Polícia Militar do DF escoltou os pequenos e garantiu que chegassem com segurança ao estádio para entrar em campo com os jogadores. Na chegada ao Mané, a primeira-dama usou look Neymar: desceu da van usando óculos Juliet e carregando uma caixa de som JBL, moda entre os jovens em todo o Brasil. Tudo registrado nas redes do casal, claro.
O sucesso do evento, o recorde de público e a vitória da Seleção com gol no último minuto foram extremamente positivos para o governador. A comunicação do governo foi precisa e eficaz. Tal qual em 1970, quando o tricampeonato mundial encobria a repressão do regime militar, naquela semana, pouco se falou sobre os problemas da cidade,
E longe de mim querer, aqui, imputar qualquer participação de Ibaneis nos atos antidemocráticos, por ação ou omissão. Afinal, o ministro Alexandre de Moraes arquivou o inquérito que apurava a participação do governador nas manifestações de 8 de janeiro.