O fortalecimento do Ensino Híbrido

bsbcapitalPor , Micheli Räder29/12/2020 às 10:15, Atualizado em 29/12/2020 às 10:05

Modalidade tem sido adotada para atender famílias que optaram pelo não retorno dos filhos à escola

O retorno às aulas presenciais motivou a aplicação de uma modalidade chamada Ensino Híbrido, ou Blended Learning que considera a possibilidade de serem oferecidas aulas on-line, mediadas por tecnologia, e aulas presenciais.

Em sua essência, o Ensino Híbrido, vai além do que vemos atualmente. Ele surgiu bem antes da pandemia, no início dos anos 2000, quando um grupo de professores passou a analisar o ensino tradicional em cursos de graduação e modelos empresariais, buscando uma alternativa que colocasse o aluno como protagonista.

À época, o distanciamento social não era uma necessidade, mas o trabalho com conteúdos para aprendizagem de forma remota e utilizando os recursos da informática eram uma possibilidade.

Atualmente, a modalidade tem sido adotada como forma de atender às famílias que optaram, por diferentes motivos, pelo não retorno dos filhos à escola. Busca, também, atender às demandas de aprendizagem e retomada de conteúdos para os alunos que retornaram ao formato presencial, mas precisam de atendimento diferenciado por parte da escola e dos professores.

No Ensino Híbrido, os recursos tecnológicos têm sido amplamente utilizados. Além do modelo presencial – para estudantes que retornaram à escola –, e de transmissões síncronas – que ocorrem ao vivo para os que estão em casa – os professores utilizam plataformas digitais para trabalhar com conteúdos e desenvolver habilidades importantes.

Nesse formato, os docentes podem trabalhar individualmente ou com pequenos grupos, estimulando a realização de atividades que envolvem tecnologia, pesquisa e troca entre os alunos.

Muitas práticas atuais da sociedade estão orientadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), ou relacionadas a ela. Ao pensar o momento atual, é relevante considerar que as crianças e adolescentes que nasceram após o boom de desenvolvimento tecnológico apresentam, de maneira natural, demandas voltadas às tecnologias.

No meio educacional, já há uma variedade de recursos sendo utilizados, o que abre espaço para considerarmos a relevância do modo on-line de educação e melhores maneiras de aplicação dele.

 (*) Coordenadora pedagógica do Colégio Seriös

Deixe um comentário

Rolar para cima