O fisiculturismo no Brasil

mmPor ,07/06/2015 às 19:31, Atualizado em 07/06/2015 às 19:31

O exercício resistido com levantamento de peso já era praticado em Roma e na Grécia antiga, mas não existem registros precisos de quando essa prática surgiu. O fisiculturismo emergiu na Europa no final do século XIX, e nesse mesmo período também ocorreram as primeiras manifestações de halterofilismo no Brasil, mais especificamente com a chegada de …

O fisiculturismo no Brasil Leia mais »

O exercício resistido com levantamento de peso já era praticado em Roma e na Grécia antiga, mas não existem registros precisos de quando essa prática surgiu. O fisiculturismo emergiu na Europa no final do século XIX, e nesse mesmo período também ocorreram as primeiras manifestações de halterofilismo no Brasil, mais especificamente com a chegada de imigrantes alemães.

O fisiculturismo, ou culturismo, além de ser considerado um esporte, é visto como a forma mais efetiva de fortalecer e desenvolver os músculos do corpo. Como modalidade esportiva, demonstra-se um incrível esforço atlético envolvido em treinar e desenvolver o físico para prepará-lo para uma competição, utilizando-se movimentos para demonstrar o tamanho muscular em uma proporção equilibrada dentro de padrões e regras estabelecidas. É o máximo que um atleta atinge de sua musculatura corporal associado à definição extrema.

Muita gente não vê com bons olhos essa modalidade, principalmente por não compreender a prática. Confesso que eu fazia parte do grupo que desconhecia esse esporte.

Há vinte anos existe o Arnold Sports Festival, nos Estados Unidos. O evento leva o nome do famoso ator e político Arnold Schwarzenegger, anfitrião da competição. Este ano, tivemos a terceira edição do Arnold Classic Brasil, no Rio de Janeiro, e eu tive a oportunidade de participar de cursos que aconteceram paralelamente à feira e às competições.

Certamente mudei muitos dos meus conceitos e passei a respeitar muito os atletas dessa modalidade, que, como tantos outros, abrem mão de muitas coisas buscando o primeiro lugar.

 

Leia Mais:

Cuide do seu intestino, ele pode mudar sua saúde!

Para ganhar músculo é preciso descansar…

Alimentação ajuda a combater gripes e resfriados? Mito ou verdade?

Deixe um comentário

Rolar para cima