Tácido Rodrigues
A Copa do Mundo de 2026, que pela primeira vez será disputada em três países (EUA, Canadá e México), recoloca o Brasil diante da oportunidade de conquistar o hexacampeonato e se isolar ainda mais como a maior potência do futebol mundial. Na inédita edição com 48 seleções, formato que promete surpresas, a caminhada rumo ao sonhado sexto título começa em um grupo acessível, mas cercado de rivais perigosos.
A equipe comandada pelo técnico italiano Carlo Ancelotti está no grupo C, ao lado de Marrocos, Escócia e Haiti. A estreia será no dia 13 de junho, às 19h, contra os africanos, no que promete ser o jogo mais equilibrado da primeira fase. Depois, o Brasil enfrentará o Haiti (19 de junho, às 22h), e, por fim, a Escócia no dia, às 19h, sempre pelo horário de Brasília.
As 48 seleções serão divididas em 12 grupos de quatro equipes. Os dois primeiros colocados de cada chave, e também os oito melhores terceiros colocados avançam para o mata-mata. A novidade é que, antes das oitavas, haverá a fase de 16 avos. Com isso, o Mundial terá 104 jogos no total, e o campeão poderá disputar até oito partidas.
Atual campeã mundial, a Argentina enfrentará Áustria, Argélia e Jordânia na primeira fase e não deve ter dificuldades para ser a líder do grupo J. Dos três países anfitriões, o Canadá tem o caminho mais difícil: Suíça, Catar e uma seleção europeia que ainda será definida em repescagem (Itália, Irlanda do Norte, País de Gales ou Bósnia).
Veja todos os grupos da Copa 2026:
Grupo A: México, Coreia do Sul, África do Sul e Europa D (República Tcheca, Irlanda, Dinamarca ou Macedônia do Norte).
Grupo B: Canadá, Suíça, Catar e Europa A (Itália, Irlanda do Norte, País de Gales e Bósnia).
Grupo C: Brasil, Marrocos, Escócia e Haiti
Grupo D: Estados Unidos, Austrália, Paraguai e Europa C (Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo)
Grupo E: Alemanha, Equador, Costa do Marfim e Curaçao
Grupo F: Holanda, Japão, Tunísia e Europa B (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia)
Grupo G: Bélgica, Irã, Egito e Nova Zelândia
Grupo H: Espanha, Uruguai, Arábia Saudita e Cabo Verde
Grupo I: França, Senegal, Noruega e Intercontinental 2 (Bolívia, Suriname ou Iraque)
Grupo J: Argentina, Áustria, Argélia e Jordânia
Grupo K: Portugal, Colômbia, Uzbequistão e Intercontinental 1 (RD Congo, Jamaica ou Nova Caledônia)
Grupo L: Inglaterra, Croácia, Panamá e Gana