• O Brasil vive uma crise sem precedentes, com sistema hospitalar em colapso, sobrecarga do sistema de saúde e impasses quanto ao auxílio emergencial
• A situação poderia ter sido evitada se governantes tivessem adotado políticas públicas com antecedência e baseadas nas melhores evidências científicas
• Apresentamos nesta nota o que consideramos ser decisões de mitigação de danos a serem adotadas imediatamente
O número de casos e mortes por covid-19 atingiu dimensões assombrosas no Brasil. Este crescimento sem precedentes está agora causando o colapso generalizado do sistema hospitalar e a sobrecarga dos outros níveis do sistema de saúde que vemos na maioria dos estados do país.
Esta situação foi antecipada, e medidas para evitá-la poderiam ter sido adotadas há meses, quando já se sabia que as ações vigentes eram insuficientes ou inadequadas e não tiveram a adesão necessária, e que variantes mais transmissíveis do vírus estavam surgindo.
A falta de ações de mitigação ou supressão em tempo hábil resultou no estado de emergência no qual, lamentavelmente, nos encontramos.Somamo-nos às muitas vozes que chamam atenção para a gravidade do momento.
O que o Brasil está vivendo é uma catástrofe sanitária. Por todo o país, as taxas de ocupação de leitos de UTI já passam dos 80% e, em mais da metade dos estados, já ultrapassam 90%.
Listas de espera por vagas em UTI foram criadas, sendo a cada instante mais frequente a morte de pessoas à espera por vagas hospitalares. Também há esgotamento dos estoques de medicamentos, assim como é dramática a dificuldade de reposição de oxigênio nos hospitais por causa do aumento do consumo.
Soma-se a isso a escassez de profissionais de saúde qualificados para atuar em UTIs, emergências e demais serviços de porta aberta, além da sobrecarga física e mental destes profissionais.
Milhares de pessoas com indicação clínica de cuidados intensivos estão internadas fora de UTIs, sem assistência adequada, e sem a possibilidade de transferência para outras regiões do país, porque todas se encontram sobrecarregadas.
Se é certo que precisamos aumentar o número de leitos e buscar todos os insumos para a adequada assistência hospitalar, também é certo que isso não detém o espalhamento do vírus e não se dá na mesma velocidade da disseminação da doença. Mesmo as pessoas que têm acesso a leitos de UTI têm um risco alto de morrer.
Em resumo, se mantido o crescimento acelerado atual do número de casos, não há possibilidade de atendimento hospitalar adequado e o número de mortes evitáveis vai aumentar ainda mais.
Diante dessa situação de calamidade, temos que fazer imediatamente tudo o que está ao alcance para cuidar das pessoas já acometidas pela covid-19, e também conter as cadeias de transmissão do vírus.
Além de assegurar a expansão de leitos de UTI equipados, com profissionais adequadamente treinados de modo a reduzir a letalidade, o governo deve implementar e reforçar ações coordenadas nacional e regionalmente de redução drástica da circulação de pessoas, com fechamento de estabelecimentos que prestam serviços não essenciais e restrição de viagens não essenciais entre municípios e estados.
Deve, também, reforçar a comunicação com mensagens claras e mais explícitas sobre a necessidade de proteção individual. Ato contínuo, devem acompanhar rigorosamente o efeito dessas medidas e planejar a forma segura de reabertura gradual dos setores fechados. Reforçar investimentos para melhoria da vigilância epidemiológica e genômica são essenciais para que novos colapsos e picos de casos, hospitalizações e óbitos não ocorram.
Junto a essas ações, é também necessária a adoção imediata de medidas de proteção social para as pessoas mais vulneráveis e para os setores afetados. Nesse contexto, entendemos o auxílio emergencial não como uma medida econômica, mas como uma política de saúde pública.
O valor do auxílio deve ser suficiente para que as pessoas parem de circular e permaneçam em casa. Só assim o auxílio emergencial contribuirá para conter as cadeias de transmissão.
A proposta do governo de reinstituir o auxílio a partir de R$ 150,00 mensais, chegando a um máximo de R$ 300,00 por mês, para um número bastante restrito de pessoas, não condiz com esta necessidade. Só é possível viabilizar o fechamento de serviços e comércio com uma política que atenda às necessidades dos mais vulneráveis.
O fechamento de estabelecimentos não-essenciais precisa ser acompanhado do retorno do auxílio emergencial ao valor de R$ 600, para garantir a subsistência das famílias neste momento de alta inflação nos itens da cesta básica.
Para as empresas afetadas pela pandemia, linhas de créditos, redução de impostos e outras ações no campo econômico são também importantes.
Na irresponsável ausência de coordenação por parte do governo federal frente à calamidade que vivemos, é necessário que os governadores e prefeitos ajam de acordo com as melhores informações e evidências científicas disponíveis, de forma tempestiva e consonante com a gravidade do momento.
A passividade neste momento não é uma opção aceitável e, inexoravelmente, levará a óbitos que poderiam ser evitados, ao aumento de pessoas que viverão com sequelas da covid-19 e a uma retomada econômica mais lenta e tardia.
Outro ponto chave é a comunicação do Poder Público com a população. A comunicação precisa ser clara, franca e objetiva, dando a dimensão exata da situação sanitária e de quais medidas de prevenção são realmente efetivas.
Além disso, investimentos e ampliação da testagem e rastreamento de contatos são componentes fundamentais para controle da pandemia, exigindo reforços nas equipes de vigilância epidemiológica.
Por fim, é urgente investir na vacinação em massa da população em esforço coordenado dos três níveis de gestão e seguindo as responsabilidades previstas no Programa Nacional de Imunizações. Apenas com medidas de contenção do vírus e com a grande maioria da população vacinada o Brasil dará os passos para sair dessa crise sem precedentes.
Quanto a ações individuais, é preciso que as pessoas estejam ainda mais atentas às medidas já conhecidas: que fiquem em casa sempre que possível, que respeitem as recomendações de distanciamento físico e de não aglomeração, e que usem adequadamente máscaras eficazes.
O uso de máscara, em virtude de sua eficácia comprovada na redução da transmissão do Sars-Cov-2, deve não somente ser incentivada pelos gestores de todos os entes, mas também viabilizada através da doação de máscaras com padrão adequado, como também ser uma política ativa de estados e municípios com capacidade de fornecê-las às populações em situação de vulnerabilidade e trabalhadores de serviços essenciais.
As decisões a serem tomadas nos próximos dias terão grande impacto no futuro da epidemia no País. Não há tempo a perder. A superação deste estado de calamidade depende de uma ação forte, coordenada, dialogada com a sociedade e baseada nas melhores evidências científicas.
Só assim poderemos reduzir a carga de casos e mortes por covid-19 no Brasil e possibilitar a retomada de níveis normais de atividade social e econômica.
Pelo Observatório Covid-19 BR
• Alexandra Crispim Boing – UFSC
• Ana Cristina Vidor – Vigilância Epidemiológica de Florianópolis
• Ana Freitas Ribeiro – Instituto de Infectologia Emílio Ribas
• Andrea Sánchez-Tapia – Observatório Covid-19 BR
• Antônio Augusto Moura da Silva – UFMA
• Antonio Fernando Boing – UFSC
• Brigina Kemp – Cosems• Caroline Franco – UNESP
• Cláudio Maierovitch Pessanha Henriques – Fiocruz
• Flávia Ferrari – Observatório Covid 19 BR
• Flávia Maria Darcie Marquitti – Unicamp
• Guilherme Loureiro Werneck – UERJ
• Guilherme Valle Moura – UFSC
• Janaina Vargas de Moraes Maudonnet – Observatório Covid-19 BR
• José Cássio de Moraes – FCMSCSP
• Josimari Telino de Lacerda – UFSC
• Laura Segovia Tercic – Unicamp
• Leonardo Bastos – Fiocruz
• Lorena Barberia – USP
• Luiz Celso Gomes Jr. – UTFPR
• Marcelo Eduardo Borges – Observatório Covid-19 BR
• Marcelo Gasparian Gosling – Observatório Covid-19 BR
• Marcia Castro – Harvard University
• Maria Amélia Veras – FCMSCSP
• Maria Rita Donalisio – Unicamp
• Monica de Bolle – Johns Hopkins University
• Paulo Inácio K. L. Prado – USP
• Rafael Lopes Paixão da Silva – UNESP
• Raphael Parmigiani – Observatório Covid 19 BR
• Renato M. Coutinho – UFABC
• Roberto A. Kraenkel – UNESP
• Tatiana P. Portella – USP
• Tatiane Moraes – Fiocruz
• Verônica Coelho – INCOR/USP• Vitor Mori – University of Vermont
Esta carta expressa exclusivamente a posição dos signatários. Não expressa o posicionamento das instituições a que os signatários estão vinculados.