Walberto Maciel
O Palmeiras com 70 pontos é o campeão brasileiro de 2023. Ele conquistou o bi-campeonato seguido, empatando o seu último jogo em 1 x 1 com o Cruzeiro, que terminou na 14ª posição, salvando-se do rebaixamento. O Grêmio com 68 é o vice-campeão e o Atlético Mineiro com 66, o terceiro colocado. Fechando o G-4 ficou o Flamengo com a mesma pontuação. Foram rebaixados o Santos de Pelé, pela primeira vez na sua história, 17º colocado, o Goiás, que ficou em 18º seguido pelo Coritiba e o América(MG) fechou o Z-4 com pífios 20 pontos. O Fluminense encerrou o campeonato com 56 pontos na 7ª posição, mas está classificado para a fase de grupos da Libertadores do ano que vem, por ter se sagrado campeão em 2023.
O Brasileirão mais disputado e surpreendente da era dos pontos corridos pode ser contado em duas versões: a do Botafogo que entregou o título de 2023 de bandeja a partir da 15ª rodada do segundo turno e a do Palmeiras que deu uma arrancada nas últimas 10 rodadas, direto para o lugar mais alto do pódio.
A derrocada do Botafogo começou quando ele desidratou 9 pontos, dos 16 que tinha à frente do Palmeiras até perder uma invencibilidade de 11 partidas contra o Flamengo (2 x 1) na 22ª rodada.
O fim da campanha irretocável do primeiro turno, que levou vários comentaristas esportivos a praticamente anunciarem o Time de Marechal Hermes campeão no início do segundo turno, consolidou-se quando o Botafogo tomou duas viradas, uma contra o Grêmio (3 x 1) e outra contra o Palmeiras (4 x 3). As viradas aconteceram depois da derrota para o Flamengo, que foi a sétima vitória do Flamengo sobre o arquirrival em sua casa. O rubro-negro não perde no Nilton Santos desde 2018.
Na contramão do primeiro turno, o Botafogo ainda perdeu para o Vasco) e Cuiabá 1×0 nos dois jogos e empatou todas suas últimas partidas, exceto a última rodada em que perdeu para o Internacional por 3 x 1. O time acabou em quinto lugar com 64 pontos, fora do G-4, dois pontos atrás do Flamengo.
Abel Ferreira – Não podemos contar a outra versão do campeonato maluco de 2023, pelo lado do Palmeiras, sem falar do português Abel Ferreira, que viu o Palmeiras ser eliminado em 7 de outubro de 2023 da Libertadores, pelo argentino Boca Júniors, jogando em casa, nos pênaltis, e mesmo assim conseguiu em praticamente dez rodadas tirar uma diferença de mais de 10 pontos do Botafogo, quando passou a ser o terceiro colocado na 29ª rodada.
O Brasileirão estava em sua 26ª rodada e o Palmeiras mesmo abatido com a eliminação focou na competição, e iniciou um excelente returno, recuperou os pontos que perdeu quando estava jogando a competição da Comebol, e superou o Botafogo, que terminou na quinta posição, depois de ter ficado todo primeiro turno e parte do segundo turno como líder.
A performance do Botafogo era tão boa nesse período, em que chegou a colocar 16 pontos à frente do segundo colocado, que no meio do campeonato alternativa entre o Internacional e o Red bull Bragantino, sexto e nono lugares respectivamente.
Nas últimas rodadas, três times passaram a ameçar o Palmeiras em sua arrancada. Flamengo, Grêmio, Atlético Mineiro e o próprio Botafogo que continuou desidratando. O Flamengo foi o que mais assustou proque no confronto direto com o Palmeiras, o derrotou por 3 x 0, o rubro negro chegou a dar mostras que poderia lutar pelo título, mas acabou sendo engolido pelo Atlético Mineiro(3 x 0) e perdeu a última partida para o São Paulo (1 x 0) garantindo a quarta colocação que era inicialmente a meta do técnico Tite, quando assumiu o time da Gávea, ficar no G-4.
Rebaixados – No Z-4, a vitória do Bahia sobre o Atlético Mineiro por 4 x 1 salvou o próprio Bahia e o Vasco da Gama que também ganhou o Bragantino bem na hora que precisava. Os rebaixados foram América (MG) com a lanterninha, o Coritiba, Goiás e Santos.
Subiram da Série B – Subiram para a Série A, o Vitória da Bahia, o Juventude, Criciúma e Atlético goianiense. A pontuação dos quatro foi 72, 65, 64 e 64 respectivamente.