Caroline Romeiro (*)
O frio chegou mais cedo este ano. E veio com tudo! Esta semana presenciamos temperaturas na casa dos 5º C, com isto, muita gente começa a ficar resfriada, e as “ites” – sinusite, rinite, dentre outras condições relacionadas às vias aéreas – atacam.
Mas tenho uma boa notícia: a Nutrição pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir ou minimizar muitos desses quadros. A base da nutrição são os alimentos, e os mais ricos em vitaminas e compostos antioxidantes são, de fato, as frutas e hortaliças.
Por isso, ter diariamente esses grupos de alimentos na dieta já faz toda a diferença. Além disso, podemos lançar mão do uso de alguns suplementos que podem dar um “boom” na imunidade, tais como a vitamina C de forma isolada e suplementos com zinco e selênio, que também nos ajudam a fortalecer as enzimas do nosso corpo nesse processo.
Os probióticos, são cepas de micro-organismos que ajudam a nossa microbiota intestinal a dar um up nesse período. Além disso, a própolis – verde, marrom ou vermelha – pode ser uma grande aliada.
Anota aí uma receita que funciona: 5 porções de frutas e hortaliças durante o dia, pelo menos 2 litros de água por dia, própolis e probióticos antes de dormir ou ao acordar. A quantidade para cada pessoa é individual. Nisso, um bom nutricionista pode te ajudar!
(*) Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas 1ª Região