Erika Carvalho (*)
O Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto, é mais do que uma data simbólica. Representa a oportunidade de reafirmar a relevância social da profissão e ampliar a conscientização sobre o impacto da Nutrição na vida cotidiana da população.
Em 2025, a campanha nacional “Nutricionista todo dia, em todo lugar!”, organizada pelo Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutrição (CFN/CRN), ganha amplitude ao mostrar que o cuidado nutricional está presente em todas as fases da vida, da infância ao envelhecimento, e em múltiplos espaços de atuação, incluindo a atenção básica e a pesquisa científica.
Farol da Barra, em Salvador (BA), foi iluminado de verde – Foto: Divulgação
A atuação do nutricionista vai muito além da imagem restrita ao consultório. Na escola, é responsável por garantir a qualidade da alimentação oferecida a crianças e adolescentes. Na área clínica, dá assistência a pacientes em diferentes contextos de cuidado e recuperação. No esporte, contribui para o desempenho de atletas de alto rendimento e de praticantes amadores. Na indústria de alimentos, além de atuar em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, assegura que os produtos cheguem ao consumidor com qualidade e segurança. E, na elaboração e gestão de políticas públicas, é peça-chave para enfrentar desigualdades sociais e promover a segurança alimentar e nutricional em um país marcado por contrastes regionais e sociais.
Leia mais: Quando a ciência fala mais alto que o grito
Veja também: O boom das proteínas: saúde ou marketing?
Além da capital do País, outras 20 cidades também receberam a iluminação verde. A campanha lembra que a alimentação saudável é um direito humano fundamental, indissociável da saúde, da dignidade e da cidadania. Ao iluminar monumentos em verde, cor associada à Nutrição, a iniciativa busca transformar espaços urbanos em símbolos de reconhecimento, luta e valorização profissional.
Erika Carvalho, presidente do Conselho Federal de Nutrição – Foto: José Pantoja/Agência Pará
Em Brasília, o Congresso Nacional recebeu a iluminação especial, reforçando a ligação entre identidade cultural e o compromisso da categoria com o bem-estar coletivo. Mais do que um gesto visual, a iluminação pretende despertar na sociedade a consciência de que o trabalho dos nutricionistas é cotidiano, essencial e transformador.
Estádio Castelão, em Fortaleza (CE), prestou homenagem aos nutricionistas – Foto: Divulgação
Presente em cada etapa da vida, em diferentes territórios e contextos, o nutricionista é o profissional que atua de forma integrada para proteger, promover e inspirar hábitos alimentares que assegurem saúde e qualidade de vida para todas e todos.
(*) Presidente do Conselho Federal de Nutrição