Nutrição e Insônia

BSB Capital 17/05/2014 às 17:10, Atualizado em 17/05/2014 às 17:10

A insônia pode ser uma causa importante de estresse, de irritabilidade e de alterações de humor, sem falar no cansaço sentido ao longo do dia. A perturbação do sono pode assumir diferentes formas. A pessoa pode demorar em conciliar o sono, acordar durante a noite ou ficar desperta na cama durante longos períodos. Uma noite …

Nutrição e Insônia Leia mais »

A insônia pode ser uma causa importante de estresse, de irritabilidade e de alterações de humor, sem falar no cansaço sentido ao longo do dia. A perturbação do sono pode assumir diferentes formas. A pessoa pode demorar em conciliar o sono, acordar durante a noite ou ficar desperta na cama durante longos períodos.

Uma noite mal dormida pode, inclusive, diminuir a resposta imunológica. E se isso se tornar crônico, pode trazer outros problemas para a saúde do indivíduo.

Existem diversas causas relacionadas a uma noite mal dormida. Dentre elas, hipoglicemia, excesso de cafeína na corrente sanguínea, baixas concentrações de neurotransmissores e hormônios que induzem o sono, e baixa concentração de alguns nutrientes, como o magnésio.

Um dos “remédios” tradicionais mais usados para dormir é o amido, cerca de 30 gramas, ingerido meia hora antes de deitar, como pão, torrada, biscoito, etc. Durante muito tempo, o mel foi usado na medicina popular como indutor do sono.

O triptofano, um aminoácido essencial, é um indutor natural do sono. Ele aumenta a quantidade de serotonina, um sedativo produzido no cérebro humano. Por esse motivo, o leite morno, usado há muito tempo pelas nossas avós, que contém triptofano, associado a uma colher de chá de mel, um açúcar simples, que facilita a entrada de triptofano no cérebro, são muito bem vindos.

Por outro lado, consumir uma refeição noturna que tenha um alto teor de gordura ou comer alimentos que provocam azia e má digestão pode resultar num sono inquieto.

Além de uma refeição que ajude na indução do sono, um ambiente tranquilo, escuro e silencioso deve ser o cenário de bons sonhos. Nada de televisão ou computadores na hora de dormir, e nem levar preocupações para a cama. Uma boa rotina para se manter é também tomar um bom banho morno e relaxante.

Deixe um comentário

Rolar para cima