Lideranças empresariais, parlamentares e representantes do Sesc e do Senac voltam a se manifestar, nesta terça-feira (23), às 14h, em frente ao Congresso Nacional, contra o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 09/2023, que prevê, nos artigos 11 e 12, a transferência de 5% dos recursos das duas instituições para a Embratur promover o turismo internacional no Brasil.
A mobilização vem se repetindo nas últimas semanas, sob a coordenação do presidente da Federação do Comércio do Distrito Federal, José Aparecido Freire. “A aprovação desses artigos ocasionará graves prejuízos de continuidade de serviços oferecidos ao público, entre eles, o risco de encerramento das atividades e fechamento de várias unidades no DF”, explica o titular da Fecomércio.
Esta será a terceira mobilização, que também reunirá usuários, alunos, instituições, artistas e atletas contrários ao desvio de recursos do Sesc e do Senac. Apenas no DF, cerca de 10 mil pessoas já participaram da iniciativa, demonstrando a união da comunidade em defesa das entidades e de seus programas sociais. Todas as unidades do Sesc-DF estarão fechadas em adesão ao movimento durante o período do protesto.
“Esperamos que o movimento promova um diálogo aberto sobre o papel social dessas instituições e a necessidade de proteger seus programas e serviços. Nossa gestão é muito séria. Somos auditados pelo TCU e temos auditoria interna do Conselho Fiscal. Precisamos chamar a atenção da sociedade para os impactos sociais que a retirada desses recursos pode provocar. Já obtivemos apoio de vários senadores sobre a importância do Sesc e Senac”, afirma José Aparecido.
Além das manifestações em defesa do Sesc e Senac, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) está fazendo, em todos os estados e no DF, um abaixo-assinado que já tem mais de 710 mil signatários.