No tapetão, Brasília perde título e vaga na Sul Americana fica com Paysandu

bsbcapitalPor ,29/07/2014 às 13:54, Atualizado em 29/07/2014 às 13:54

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva retirou o título do Brasília da Copa Verde, por causa de uma irregularidade na escalação de jogadores na decisão. Com a resolução, o Paysandu, que perdeu a partida final nos pênaltis, ficará com a vaga da Sul-Americana 2015, para a qual o campeonato dava acesso em seu regulamento. O …

No tapetão, Brasília perde título e vaga na Sul Americana fica com Paysandu Leia mais »

copa-verde-brasiliaO Superior Tribunal de Justiça Desportiva retirou o título do Brasília da Copa Verde, por causa de uma irregularidade na escalação de jogadores na decisão. Com a resolução, o Paysandu, que perdeu a partida final nos pênaltis, ficará com a vaga da Sul-Americana 2015, para a qual o campeonato dava acesso em seu regulamento. O problema, no entanto, é que o erro foi cometido pela Confederação Brasileira de Futebol.

Em julgamento na tarde desta segunda-feira, a primeira comissão disciplinar decidiu por unanimidade (quatro votos a zero) por acatar a denúncia da procuradoria-geral. Da decisão ainda cabe recurso, para ser levado ao Pleno do STJD, o que deve acontecer.

O departamento jurídico do alviceleste apresentou uma denúncia de que quatro jogadores adversários entraram em campo de forma irregular. A tese apresentada pelos advogados do time paraense é de que os atletas não estavam no BID, o Boletim Informativo Diário da CBF.

A entidade máxima do futebol brasileiro admite que de fato eles não estavam no sistema, mas alega que estavam regulares, e que o que houve foi um erro cometido por ela – como é possível ver no documento obtido pela reportagem, no final da matéria, que foi utilizado no julgamento desta tarde.

No entendimento dos advogados do Paysandu, mais do que uma vaga na Sul-Americana, uma decisão em favor do Brasília abrirá um precedente para o resto dos clubes e outros campeonatos. O departamento de registros diz que percebeu a falha depois e registrou os nomes de forma retroativa. Uma frase bastante falada no meio do direito desportivo é a seguinte: se está no BID está no mundo.

a03eb16d-fc9b-34aa-b805-e15a99e9e0f6

 04b3458e-df20-3f16-a6fe-bd0a059320ec

Deixe um comentário

Rolar para cima