Quando todos os indícios apontavam para o anúncio de um acordo entre o Irã e seis potências mundiais nesta segunda-feira, um breve comentário do chanceler Mohammad Javad Zarif mostrou que as discussões sobre o programa nuclear iraniano vão se estender ainda mais. Perguntado por repórteres se um documento seria fechado, Zarif respondeu: “Não”. Em seguida, o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, afirmou que ainda há “pontos críticos” em debate, mas que algumas questões significativas já foram acertadas.
- Advertisement -
Um pouco antes, o presidente iraniano, Hassan Rouhani, chegara a escrever no Twitter que o acordo tinha sido alcançado, mas logo depois deletou a mensagem.
“(Um acordo nuclear global) é a vitória da diplomacia e do respeito mútuo sobre o paradigma ultrapassado de exclusão e coerção”, escreveu Rouhani. “E este é um bom começo.”
O discurso televisionado que Rouhani faria esta noite, no qual deveria comentar sobre as negociações nucleares, também foi adiado, de acordo com a imprensa iraniana. A agência de notícias oficial Irna indicou que o presidente falará apenas depois de um acordo em Viena, sem outras especificações.