O natal já passou, já estamos em 2024, mas os efeitos natalinos ainda estão repercutindo no comércio do Distrito Federal, que foi surpreendido com um aumento de mais de 25% nas vendas registradas no período de festas de 2023 com relação ao mesmo período de 2022.
O aumento do volume de vendas no comércio da cidade foi divulgado esta semana pela Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio) que recebeu uma pesquisa feita pelo Instituto Fecomércio (IF) e comemorou os resultados.
Pelo menos 92,40% dos empresários afirmam ter vendido mais do que no mesmo período em 2022. Outros 6,3% afirmam que tiveram o mesmo volume de vendas e apenas 1,3% garantem que venderam menos no natal do ano passado.
No final do ano passado, a Fecomércio fez uma pesquisa de expectativa de vendas no período e 82,40% acreditavam que teriam vendas melhores do que em 2022. O aumento de 10 pontos percentuais da expectativa para o volume de vendas representou uma movimentação de R$ 913 milhões diante R$ 830 milhões projetados para o período. Em 2022 o valor total das vendas ficou em R$702 milhões, o que representa 25,34% de um ano para o outro.
O outro item que também mereceu comemoração dos varejistas foi o aumento de 3,8% no valor do Ticket médio, que saltou de R$ 185,00 para R$ 192,00, com o cartão de crédito destacando-se como a principal forma de pagamento. Mais de 75% dos consumidores optaram por pagar suas contas usando esta modalidade. O pagamento no débito ficou em 21%, e em dinheiro, apenas 3%.
José Aparecido Freire, presidente do Sistema Fecomércio confirma que a última pesquisa feita pelo Instituto Fecomércio deixou claro esse momento positivo e fez com que os empresários fiquem otimistas para datas comemorativas. “Os resultados foram positivos em todas as datas comemorativas do ano de 2023 desde a Páscoa, passando pelo dia das mães dos namorados, dos pais e das crianças. Foram datas em que tivemos um crescimento expressivo no movimento”, destaca.
Inflação e aumentos – Ele sugere que esta melhora nas vendas reflete a redução da inflação, aos aumentos salariais de setores públicos e privados, a redução da taxa Selic e ao aumento de vagas de emprego. “Tudo isso somado ao esforço do empresariado que não se nega a trabalhar sempre!”, disse.
A Pesquisa de pós-vendas do Natal tem como principal objetivo verificar se a expectativa de vendas dos lojistas se concretizou, além de demonstrar o impacto deste consumo sazonal na economia local. Os dados foram coletados entre os dias 26 de dezembro e 11 de janeiro de 2024.
A abordagem aos lojistas, estrategicamente direcionada aos diretores e gerentes das empresas, deu-se de forma telefônica, compreendendo uma amostra de 302 empresas de diferentes segmentos, concentradas em várias regiões do DF.