Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Artigo

Não se usa crase entre palavras repetidas

  • Elias Santana
  • 08/07/2018
  • 16:00

Compartilhe:

Chegamos à quarta e última semana dedicada a casos especiais de emprego do acento grave. Ao longo dos últimos dias, você provavelmente fez várias reflexões acerca da forma como você entende a crase!Neste artigo, quero falar acerca de um entendimento praticamente pacificado entre os que dominam esse conhecimento gramatical: Não se usa crase entre palavras repetidas.Essa afirmação tem a sua validade! Existem locuções formadas por repetição de palavras que, de fato, não admitem o emprego do acento. Veja comigo:

  • Dia a dia, aprendo mais sobre o nosso vernáculo.
  • Pouco a pouco, a esperança chegava ao coração daquele povo.
  • Eles enfim estavam frente a frente.
  • Pé a pé, a criança andava pela casa.

Não sei se você percebeu, mas essas locuções são indissolúveis, ou seja, é impossível separá-las, mesmo com a mudança da ordem direta. Faça os seguintes testes: Primeiramente, pegue cada uma das expressões sublinhadas e coloque-as no início ou no final de cada período; em seguida, tente deslocar somente parte da locução. Apenas a primeira experiência será bem-sucedida.

Agora, veja comigo os seguintes exemplos:

  • É preciso dar vida à vida.
  • Eu quero ter disposição à disposição.

Se você for se basear em opiniões reducionistas (popularmente conhecidas como “macetes”), provavelmente dirá que o emprego do acento grave, nas duas ocorrências, é inadequado; as orações 5 e 6, todavia, estão gramaticalmente corretas! E sabe por quê? Dessa vez, não se trata de locuções indissolúveis, mas sim de trechos sintaticamente independentes entre si!

Em 5, o verbo “dar” é transitivo direto e indireto. O OD é “vida”; o indireto, “à vida”! É até possível deslocar um dos complementos (à vida, é preciso dar vida). É uma construção semelhante aé preciso dar cor à vida; dar emoção à vida; dar vivacidade à vida.

Em 6, situação semelhante ocorre! O verbo “ter” é transitivo direto. O OD é “disposição”. “À disposição” é um adjunto adverbial que indica o modo como se quer ter a disposição. O deslocamento é novamente permitido (à disposição, eu quero ter disposição). É como dizer eu quero ter vitalidade à disposição ou eu quero ter disposição disponível.

A cada dia, certifico-me mais de que a nossa prática linguística cotidiana é um grande laboratório, e que nós somos os cientistas responsáveis por usá-lo. A língua e suas interações devem ser experimentadas, e não meramente prescritas.

Dominar adequadamente uma língua está longe de ser apenas a memorização de um conjunto de regras ou de etimologias baseadas em línguas mortas; ter o entendimento pleno de um idioma significa admitir que este é um organismo vivo e apto a sofrer alterações.

O verdadeiro linguista não teme as mudanças vernaculares, e sim as deseja – até porque toda língua evolui (e não o contrário), em conformidade com as necessidades dos usuários de uma língua. Pense nisso!

Compartilhe essa notícia:

Picture of Elias Santana

Elias Santana

Colunas

Orlando Pontes

Geraldo Azevedo leva 5 mil pessoas a Olhos d’Água

Caroline Romeiro

OMS revê papel dos medicamentos no tratamento da obesidade

José Matos

Anjos e demônios

Júlio Miragaya

Direita rachada… rachadinha!

Tesandro Vilela

Projeto de governança de IA vai ao Congresso

Júlio Pontes

A evolução das redes do governo com Sidônio

Últimas Notícias

PMN se reinventa como Mobiliza (33)

13 de dezembro de 2025

O caminho do hexa

13 de dezembro de 2025

Se cuida, Wellington Luiz!

13 de dezembro de 2025

Anjos e demônios

12 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.