Munguba terá companhia de jucá, jasmin manga e ipê mirim

orlandopontesPor ,23/02/2021 às 9:01, Atualizado em 23/02/2021 às 9:25

Estas são as três primeiras espécies a serem plantadas na Avenida Comercial de Taguatinga

Munguba, em frente à agência do Banco do Brasil, vai deixar de ser a única árvore da Avenida Comercial Norte. Foto: Divulgação

Um jucá, um jasmin manga e um ipê mirim. Estas são as três primeiras espécies que farão companhia à solitária munguba que há anos sobrevive na QNE 17, em frente à agência do Banco do Brasil, como única árvore ao longo dos quatro quilômetros da Avenida Comercial Norte de Taguatinga.

As espécies, de portes médio e grande, serão plantadas nas quadras C-7 (ao lado da Administração Regional), na QNA 1 (esquina da Avenida das Palmeiras) e na QNA 42 (próximo ao Sesc). A escolha faz parte de um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), acatado pela administração de Taguatinga.

A definição dos primeiros três pontos de plantio e o tipo de árvore baseou-se na análise de locais que não serão afetados por obras de infraestrutura, como a substituição da rede de águas pluviais, e da altura que cada planta pode atingir, de modo a não comprometer a fiação da rede elétrica pública da Companhia Energética de Brasília (CEB).

O administrador regional, Bispo Renato Andrade. Foto: Antônio Sabino

O administrador regional, Bispo Renato Andrade, ainda marcará a data para o plantio das três árvores. A iniciativa conta com o apoio de toda a sociedade local, numa ação liderada pelo Comitê Taguatinga Verde, do qual fazem parte várias entidades, com a mediação do presidente da Associação Comercial local (Acit), Justo Magalhães.

Comitê Taguatinga verde

O presidente regional do PT, Jacy Afonso, foi o autor do artigo “É tempo de plantar”, publicado na edição 493, que deu origem ao projeto. Foto: Antônio Sabino

A Comercial é a principal avenida de Taguatinga. Mas, ao longo da via, existe apenas uma árvore. A constatação foi feita pelo sindicalista Jacy Afonso em artigo publicado na edição 493 (5 a 11 de dezembro) do Brasília Capital. Surgiu, então, o movimento suprapartidário Comitê Taguatinga Verde para o plantio de árvores na cidade.

Com mediação do presidente da Acit, Justo Magalhães, o grupo fez a última reunião no dia 16 de dezembro para definir estratégias. O coordenador de Licenciamento e Obras da Regional, André de Araújo, e a diretora de Ordenamento Territorial, Mariana Félix, passaram a estudar os croquis do projeto da Seduh. Agora, com a conclusão do levantamento, será possível plantar árvores em locais onde não haverá necessidade de removê-las para execução de obras futuras.

Presidente da Acit, Justo Magalhães. Foto: Antônio Sabino

Projeto Drenar – Isto porque Taguatinga será uma das cidades beneficiada pelo projeto Drenar, da Secretaria de Obras do GDF, que substituirá antigas galerias de águas pluviais. As tubulações devem ser instaladas nas avenidas Hélio Prates e Comercial Norte, com previsão de uma grande intervenção urbana, possivelmente após a conclusão do túnel que está sendo construído no centro da cidade.

O Comitê Taguatinga Verde (confira abaixo a lista dos participantes do grupo) organizará ações para plantio de mudas em toda a Região Administrativa, além do paisagismo da Comercial, da área central e da parte Sul da via. São os seguintes os membros do Comitê:

– ACIT – Justo Magalhães Moraes

– Administração Regional de Taguatinga – Bispo Renato Andrade

– ACIVIP – Reynaldo Taveira

– Contrac’s/CUT – Julimar Roberto

– Diretório Zonal do PT – Pedro Lacerda / Adriana da Luz

– Sindicato dos Bancários – Wadson Francisco Boaventura

– Coordenação Regional de Ensino – Juscelino Carvalho / Cristina Cruz

– PT-DF – Jacy Afonso

– PT-DF – Ana Araújo

– Academia Taguatinguense de Letras (ATL) – Admilson Queiroz de Souza (representando o presidente Gustavo Dourado)

– CUT Brasília – Rodrigo Rodrigues / Washington Domingues Neris

– MR Soluções Sustentáveis – Marcelo Melo

– Lions Clube – Edvaldo Brito

– Sittrater-DF – José Wilson Cabral Filho / Wanderson Moreira Corrêa / Aldemir F. da Silva

– CMP-DF – Brida Luiza / Nina Amorin

– Jornal Brasília Capital – Orlando Pontes / Antônio Sabino

Comitê suprapartidário vai acompanhar projeto de arborização da cidade. Foto: Antônio Sabino

Deixe um comentário

Rolar para cima