Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Sem categoria

Mulheres negras são maioria no DF

  • Redação
  • 12/03/2014
  • 10:10

Compartilhe:

Com 55% da população feminina do DF acima de 15 anos, estimada em 1.041.473 pessoas, segundo o Censo Demográfico de 2010, as mulheres negras têm menor escolaridade e ganham menos que as não negras. Os dados fazem parte do estudo sobre o perfil da mulher brasiliense sob a ótica da raça, divulgado na segunda-feira (10) pela Codeplan.

 

A pesquisa revela que somente 12,9% das negras possuem o ensino superior, incluindo especialização, mestrado e doutorado, contra 28,8% das não negras. Já a proporção entre as negras com pelo menos 15 anos de idade que declararam não ter nenhuma instrução ou o ensino fundamental incompleto atingiu 32,1% contra 20,6%.

 

Na questão da renda, 34% das negras recebem até um salário-mínimo contra 21% das não negras. Na faixa acima de 10 salários-mínimos, a diferença também é grande: são 5,2% contra 14,2%.

 

Jamila Zgiet, gerente de Estudos Transversais da Codeplan, em estudo que acompanha o 3º Objetivo do Milênio (promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres), destacou que as mulheres no DF recebem, em média, 73% do que é pago aos homens, e as regiões administrativas que registram o quadro mais negativo são Lago Sul e Candangolândia, onde mulheres recebem apenas 69% dos valores pagos ao sexo masculino. Já as regiões menos desiguais são Sobradinho II (86%), Brazlândia (85%) e SIA, Riacho Fundo e Ceilândia com 84%.

 

\”Com apoio nas pesquisas socioeconômicas, incluindo escolaridade, trabalho e renda, observamos que, mesmo com maior escolaridade, as mulheres têm menor valorização, ocupam menos cargos de chefia e têm renda inferior à dos homens quando exercem a mesma atividade, em todas as classes sociais, nessa sociedade machista e patriarcal\”, afirmou o presidente da Codeplan, Julio Maragaya.

 

A subsecretária de Políticas para Mulheres, da Secretaria da Mulher, Sandra Di Croce Patrício, destaca a importância da autonomia econômica e da equidade no mundo do trabalho e, para isso, busca trabalhar de forma integrada com órgãos e entidades que lidam com a qualificação profissional.

 

\”Na nossa área, tratamos da questão da mulher em relação à raça-etnia, ao local de moradia (campo e urbano), geracional (menina, adolescente, adulta, idosa), orientação sexual (hétero, lésbica) e classes sociais\”, afirmou a subsecretária.

 

Na questão específica de raça-etnia, Sandra Di Croce pediu o apoio da Codeplan para a criação de indicadores relativos a esse recorte. \”Na última turma do Qualificopa, 70% das formadas eram mulheres, mas não sabemos, desse total, quantas eram jovens negras, por exemplo\”, informou.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Redação

Redação

Colunas

Orlando Pontes

“A revolução virá da periferia, da cultura, da música”

Caroline Romeiro

OMS revê papel dos medicamentos no tratamento da obesidade

José Matos

A escada da vida

Júlio Miragaya

5 de dezembro de 1941: a virada na 2ª Guerra Mundial

Tesandro Vilela

IA generativa muda hábitos digitais na América Latina

Júlio Pontes

Cappelli lidera engajamento entre os pré-candidatos ao GDF

Últimas Notícias

Léo Santana será atração do Viva Piri 2026

7 de dezembro de 2025

120 vagas para concurso para Guarda Municipal em Valparaíso

7 de dezembro de 2025

OMS revê papel dos medicamentos no tratamento da obesidade

6 de dezembro de 2025

Concluída duplicação da BR-050 até Delta-MG

6 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.