Jesus ensinou sobre a importância do autoconhecimento e a necessidade de mudança quando disse: “Vós vedes um argueiro (cisco) no olho do próximo e não vedes uma trave (defeito) no vosso olho”. Uma das maiores causas de separação de casais é o fato de cada um ver defeito no outro e não em si. Conheça-se, se compreenderá e compreenderá o outro!
Notadamente, “em vez de querer mudar o outro, mude seus pensamentos e sentimentos em relação a ele/ela”. Não ajude o carma. Há problemas naturais (que são minoria) e maior quantidade de problemas que você atrai pela sua maneira imprudente, arrogante, agressiva e de indiferença com o próximo.
Uma das maneiras de conhecermos alguém é pelo modo como ele trata o porteiro, o garçom, os pobres, os empregados e os pais. Padre Domênico, personagem do livro “Obreiros da Vida Eterna”, sofreu durante 50 anos no Umbral, atraído que foi pelo próprio magnetismo gerado pelo ódio, desonestidade e maldade com o próximo, porque nunca praticou o que ensinava em suas pregações.
Ligue-se na palestra da semana e pratique-a. Em cada semana, a prática do que foi ensinado ou ouvido no final de semana. Ficha de um católico no Além: missas assistidas: duas mil; Missas assistidas com aproveitamento: duas. Mude, ou você continuará obtendo os mesmos resultados se continuar pensando, falando, agindo e vivendo do mesmo jeito.
Você é único com finalidade única na Terra. Sintonize com a vida, aprenda com todos, mas evite comparar e comparar-se, realize seu propósito, realize-se, e tudo ficará bem. Aprenda com Padre Cícero: “Nas crises, mude, nem que seja os móveis de lugar”.
Só há inveja se houver comparação. Só há decepção se houver expectativa. Só há frustração se não houver confiança na vida! Lute por tudo como se tudo dependesse somente de você e, ao mesmo tempo, como se tudo dependesse de Deus.
“A felicidade é a oração mais elevada. Deus é a felicidade em você. A felicidade é a meta” que vem pela prática do amor ao próximo como a si mesmo, conforme ensinou o Mestre.