A inversão do sentido das Ruas 36 e 37 causou transtornos em Águas Claras na manhã desta quarta-feira (28). A mudança implantada a partir da tarde de terça-feira (27) pegou a população de surpresa e irritou os motoristas na saída para o trabalho.
A Engenharia de Trânsito do Detran-DF e a Administração Regional de Águas Claras alteraram o sentido de circulação em parte das Ruas 36 e 37 no trecho entre as Avenidas Castanheiras e Araucárias.Na Rua 36, o sentido que antes era da Avenida Castanheiras-Araucárias, ficou inverso, passando a ser Araucárias-Castanheiras.Na Rua 37, que operava no sentido Araucárias-Castanheiras, passou a ser Castanheiras-Araucárias.
A mudança de sentido se estende de uma ponta a outra das avenidas, passando pelos viadutos. Porém, os pontos das Ruas 36 e 37 que dão acesso às quadras 106 e 107 Norte não tiveram o sentido alterado.
Foram disponibilizados painéis eletrônicos nas proximidades das duas vias com mensagens de alerta sobre as alterações de sentido. Segundo o diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca, apesar dos transtornos dos primeiros dias, a inversão vai garantir maior segurança nos cruzamentos dessas ruas com as avenidas Araucárias e Castanheiras e melhorar a circulação de todos os usuários da via.
De acordo com a Diretora da Engenharia de Trânsito do Detran-DF, Daniele Valentini, a mudança faz parte de vários projetos que estão sendo estudados e implantados, gradativamente, para a melhoria da circulação e segurança viária em Águas Claras, além de melhorar o fluxo de veículos nas entradas e saídas da cidade pelas principais rotatórias.
O Detran ainda tem projetos a serem implantados na cidade como a criação do binário nas Ruas Pitangueiras e Alecrim, que ocorrerá ainda este ano, possibilitando a inversão dos sentidos das referidas vias e o melhor aproveitamento dos viadutos implantados, além da abertura das Avenidas Boulevares, que se encontram fechadas por questão de segurança.