O Ministério Público Federal do DF e Territórios (MPDFT) requisitou informações ao Comando da Polícia Militar do DF (PMDF) em relação às medidas que serão adotadas no policiamento da Praça dos Três Poderes, especialmente, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, para as manifestações previstas para 7 de setembro.
Leia também: Bolsonarismo nas PMs assusta governadores
Também foi solicitado o envio de levantamento realizado pelo serviço de inteligência da PMDF quanto à possibilidade de eventuais atos envolvendo integrantes da corporação. A medida foi adotada em razão da divulgação de notícias recentes, veiculadas pela imprensa sobre mobilizações envolvendo corporações militares de outros estados.
A Promotoria Militar acompanha com atenção o trabalho que será realizado pelas forças de segurança nos protestos marcados para o feriado da Independência. É atribuição da Promotoria exercer o controle externo da atividade policial militar e atuar em caso de desvios de conduta. A população pode denunciar casos de excesso de força ou outros atos de repressão pelos canais da Ouvidoria do MPDFT, disponíveis neste link. Quaisquer excessos, quer sejam da polícia, quer sejam dos manifestantes, serão apurados e punidos dentro da lei.