Faleceu em 02.11.2015 o diplomata brasileiro aposentado Aloysio Mares Dias Gomide. Aloysio nasceu no Rio de Janeiro em 14.04.1929 e iniciou sua carreira diplomática em 1952. Serviu em San José na Costa Rica, em Roma, acompanhou várias delegações na UNESCO, FAO e OEA. Em 1967 foi nomeado Cônsul do Brasil em Montevidéu no Uruguai.
- Advertisement -
Em julho de 1970, foi sequestrado em sua casa na cidade de Montevidéu pelo Movimento de Libertação Nacional (MLN) ou Tupamaros que exigia em troca a libertação de 150 presos políticos. Essa troca foi negada pelo então presidente Uruguaio.
Maria Aparecida Gomide, esposa do Cônsul, começou uma cruzada nacional para arrecadar dinheiro e negociar um resgate. O governo brasileiro havia se recusado a negociar com os guerrilheiros alegando que não poderia interferir em outros países.
Com a ajuda do apresentador Chacrinha, Aparecida consegue arrecadar 250 mil dólares, mas os Tupamaros agora exigiam o fim do estado de sítio que fora decretado pelo então presidente do Uruguai Jorge Pacheco Areco.
Em 21 de fevereiro de 1971, com o fim da suspensão das garantias individuais, o Cônsul Aloysio Gomide é libertado e, depois de 217 dias sequestrado, volta ao Brasil.
Aloysio deixa a esposa Aparecida, filhos e netos.
Leia mais: