Eustáquio Gabriel Neto, 73, há muitos anos faz caminhadas pelo calçadão do Pistão Norte de Taguatinga, e garante nunca ter visto o espaço tão mal cuidado como atualmente. “Já ajudei idosos a se levantarem de tombos sofridos aqui. Eu mesmo já tropecei algumas vezes em buracos e obstáculos. É um absurdo que um local público como este não tenha manutenção”, reclama.
“A limpeza deveria melhorar. Eles até cortaram o mato, mas o trabalho foi mal feito. Só cortaram por cima. É perigoso tropeçar. E os equipamentos de ginástica estão todos quebrados. A iluminação está muito falha aqui. A partir das 18h fica perigoso transitar pelas calçadas”, aponta Allan Pena, 35 anos.
Rafael Thiago, 38 anos, morador da QNB 16, diz que os problemas não se limitam a alguns pontos específicos, mas por toda a extensão do calçadão e do Taguaparque. “Em dezembro, houve uma reunião com o administrador e ele disse que só poderia fazer alguma coisa se tivesse dinheiro”. E destaca outros transtornos, como bueiros desnivelados, falta de fiscalização na coleta de lixo, restos de construções inacabadas sobre as calçadas.
Moradora de Taguatinga Norte, Geralda Ribeiro, 67, conta que seu marido virou o pé durante uma caminhada e precisou chamar socorro para retornar para casa. “Está cheio de buracos. As pedras portuguesas estão soltas há muitos anos. Está passando da hora de fazerem uma revitalização deste piso”, conclui.
O administrador de Taguatinga, Bispo Renato Andrade, garante que nunca recebeu uma reclamação oficial e que vários serviços vêm sendo feitos. “A Administração faz manutenções permanentes. Mas, diante da denúncia, vou pedir ao nosso pessoal de manutenção para fazer uma vistoria e corrigir o que for necessário”.
De acordo com Bispo Renato, a poda de árvores foi feita em toda extensão do Pistão, o que melhorou a iluminação. Agora, serão trocadas as lâmpadas queimadas. “Em relação às calçadas, não chegou ao meu conhecimento nenhuma reclamação”, diz o administrador, lembrando que, em sua gestão, vários setores de Taguatinga têm sido revitalizados. “Temos vários projetos em execução e outros a serem executados”.
Ele cita a construção de oito novos estacionamentos e muitos quilômetros de calçadas por toda cidade, destacando a obra próximo ao Hospital Regional (HRT). Também cita as calçadas na QNJ; na QNG, ao lado da 17ª DP; o recapeamento asfáltico nas principais vias da QND, QNE e QNF; captação de águas pluviais nas QNL 17 e 1/3 e no Setor Primavera; reformas de quase 30 parques; instalação de oito PECs; a nova ciclovia; troca de lâmpadas por LED em quase toda a cidade; fresagem de asfalto em Taguatinga Sul.