Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Cidades

Moradia: Estrutural pega fogo e cria crise no GDF

  • Chico Sant'Anna
  • 22/03/2019
  • 12:17

Compartilhe:

\"\"
Moradores fecharam a via na última segunda-feira (18)

Tratores derrubando barracos, barricadas em chama na via Estrutural, forte aparato policial, pessoas em pranto. Esse foi o cenário de alta tensão na Cidade Estrutural na semana passada. Por três dias, agentes da Agefis, amparados pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros, derrubaram cerca 400 barracos que começaram a ser erguidos no período eleitoral, ano passado.

Como adiantou por dois momentos a coluna Brasília, por Chico Sant’Anna, do Brasília Capital, a tensão tem subido na Estrutural.  Em abril de 2017, o juiz Carlos Frederico Maroja, da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF determinou a remoção de moradias em diversas áreas ocupadas por residências na Estrutural e o cercamento e a recuperação florestal das Áreas de Relevante Interesse Ecológico da Vila Estrutural e do Córrego Cabeceira do Valo, além do Parque Urbano Vila Estrutural.

Uma franja de 300 metros a partir da cerca do Parque Nacional de Brasília deveria ser desobstruída e o GDF deveria impedir que as localidades voltem a ser ocupadas. Não foi o que aconteceu. Sob o clima eleitoral e incentivados por candidatos a mandatos públicos e grileiros, a região denominada Chácaras Santa Luiza abriga hoje mais de 4 mil famílias. Cerca de 400 delas ocuparam, a partir do início deste ano, a parte mais próxima da divisa com o Parque, que abriga a Água Mineral.

Nesse embate o governador Ibaneis Rocha (MDB) é acusado de repetir Cristovam Buarque (PPS), que, quando governador, autorizou uma incursão da PM na Estrutural que terminou em agressão aos moradores de baixa renda. Já o administrador Germano Guedes (PRB) acusa abertamente simpatizantes da ex-candidata Eliana Pedrosa (Pros) de tumultuarem a situação para assumirem a regional.

As casas foram removidas, mas a temperatura não baixou na Estrutural. Faltam políticas públicas para a cidade que possui um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano – IDH do DF e do País. Na Câmara Legislativa, distritais de oposição e até da base governista avaliaram negativamente a ação do Buriti. Ex-candidata ao GDF pelo Psol, a professora Fátima Sousa disse nas redes sociais que “Ibaneis quebrou rapidinho a promessa de não derrubar casas de pobre”.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Chico Sant'Anna

Chico Sant'Anna

Um olhar diferenciado de Brasília por quem defende o prazer de morar na cidade e o orgulho de ser brasiliense, por opção ou nascimento.

Colunas

Orlando Pontes

Galípolo almoçou com Vorcaro antes da falência do Banco Master

Caroline Romeiro

Carnaval com saúde

José Matos

Umbanda: Religião brasileira e cristã – I

Júlio Miragaya

GRES Unidos da Papuda?

Tersandro Vilela

Amor em tempos de algoritmos

Júlio Pontes

Lula virou samba e pode pagar caro por isso?

Últimas Notícias

“Maldição do Bezerrão” acabou em 2024

18 de fevereiro de 2026

Viradouro é campeã no RJ com enredo em homenagem a Mestre Ciça

18 de fevereiro de 2026

Taguatinga Shopping sedia festival dedicado aos K-dramas

18 de fevereiro de 2026

Ofensiva da direita por desfile em tributo a Lula é “rídicula”, diz Edinho Silva

18 de fevereiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.