Geraldo César Moreira
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) apresentou, nesta sexta-feira (25), o processo de construção da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que acontecerá de 6 a 9 de maio, em Brasília. São esperados 3 mil participantes para o evento, sendo 1.501 delegadas e delegados eleitos nas etapas estaduais e livres. O tema desta edição é “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, também falou a respeito da preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, a COP 30, em novembro, em Belém do Pará. “Nós temos um desafio enorme de que a COP 30 seja a COP da implementação daquilo que já foi decidido nos últimos 30 anos. E já decidimos que não vamos ultrapassar em 1,5 de temperatura na terra”, frisou Marina.
Foto: Geraldo César Moreira
“É preciso mudar a nossa maneira de ser. Portanto, a ideia de educação ambiental para uma relação de coexistência mais produtiva, criativa, respeitosa com o meio ambiente é fundamental. Não é só mudar a nossa maneira de fazer. É mudar a nossa maneira de ser. É mudar o nosso padrão de produção e de consumo. É a gente sair da lógica do ideal de ter para o ideal de ser. Isso é o que vai fazer a mudança”, completou a ministra.
PROPOSTAS – Também participaram do evento a secretária-executiva-adjunta do MMA, Anna Flávia Franco, e a coordenadora-executiva da 5ª CNMA, Larissa Barros. Foi exposta a metodologia empregada para a construção da Conferência, que passou anteriormente pelas etapas de conferências livres, abertas a organizações da sociedade civil, conferências municipais ou intermunicipais, e conferências estaduais/distrital organizadas pelos poderes executivos respectivos.
As conferências estaduais/distrital resultaram em 539 propostas, somadas às 2.096 propostas das conferências livres, que irão para a etapa nacional. Essas propostas são distribuídas em cinco eixos temáticos: Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Justiça Climática, Transformação Ecológica e Governança e Educação Ambiental.
HIATO NO TEMPO – A última CNMA foi realizada em 2013. A primeira aconteceu em 2003, no primeiro governo do presidente Lula, quando Marina Silva também era titular do MMA. As outras edições foram em 2005 e 2008.
Foto: Geraldo César Moreira
Na apresentação desta sexta-feira, o MMA ressaltou que “retoma o evento para debater a emergência climática, a justiça climática e o desafio da transformação ecológica, possibilitando a construção de um país mais resiliente, menos vulnerável aos eventos climáticos extremos e com menos emissão de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global”.