A ex-ministra do Planejamento Miriam Belchior será nomeada como nova presidente da Caixa Econômica Federal. Ela assumirá no lugar de Jorge Hereda, que chegou ao cargo em março de 2011. A cerimônia de posse será em 23 de fevereiro, segundo informações do Planalto.
- Advertisement -
Miriam esteve com a presidente Dilma Rousseff nesta manhã para tratar da transição. Uma das missões de Miriam será preparar o banco para uma abertura de capital — lançamento de ações na Bolsa de Valores —, assunto levantado por Dilma no fim do ano passado.
Internamente, estão suspensas todas e quaisquer indicações para funções na Caixa. Por ora, nada de movimentar empregados de filias para a matriz, por exemplo, conforme ocupantes de altos cargos foram avisados por meio de comunicado confidencial. A trava nessa movimentação de empregados configura um claro sinal de que o banco está à espera da nova gestão.
A Caixa é o maior financiador habitacional do país, com cerca de 70% do mercado. Durante o mandato de Hereda, a Caixa mais que triplicou a carteira de crédito, chegando a R$ 576,4 bilhões em setembro último. Parte desse impulso veio da agressiva campanha, no começo de 2012, para reduzir taxas de juros e aumentar a oferta de crédito. A Caixa foi a única grande instituição financeira do país a criar vagas líquidas de trabalho no ano passado, com 2,6 mil postos.