Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Brasil, colaboradores, Geral

Miremos no poder de doação das mães

  • Redação
  • 12/05/2024
  • 11:30

Compartilhe:

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Maria Félix Fontele (*)

Neste Dia das Mães, quando o Rio Grande do Sul padece debaixo das águas indômitas, com enxurradas levando mulheres, crianças e idosos para o abismo da dor e da morte, é impossível não voltarmos as atenções para essa realidade.

Os temporais têm revirado as nossas vidas, sacudido o nosso chão. Ficamos impotentes diante do desarranjo da natureza, a tal ponto que não podemos mais demarcar, com precisão, o movimento das estações. Assim, ora temos chuvas intensas, ora seca, frio e calor extremos, numa espécie de alteração do estado natural das coisas.

Então, não podemos fingir que tudo está bem, em nome da acumulação de riquezas, tendo como argumento o conceito medieval de que o homem pode usufruir e devastar a terra ao seu capricho.

Depois, quem paga o alto preço pelas emissões de gases do efeito estufa, da devastação, do desmatamento e das guerras são quase sempre os mais pobres, subjugados em encostas de morros e à beira de precipícios. E amanhã poderá ser qualquer um.

Mas, o que fazer hoje? Penso que, neste momento, precisamos exercer o poder da doação genuína, a que vem do coração das mães, reafirmando o desejo de querer um mundo melhor, mais bem nutrido, física e moralmente.

Com ou sem tempestade, as mães se desdobram para alimentar, educar e proteger os filhos de qualquer ameaça. Miremos nelas: mulheres que praticam habitualmente o amor incondicional, com aquela “mania de ter fé na vida”, como canta Milton Nascimento em sua icônica música “Maria, Maria”. E, assim, elas preservam e cuidam para que o futuro de sua prole seja abundante.

O que a natureza parece nos dizer, é que devemos exercer o nosso poder de doação diariamente, e não só quando há catástrofes e datas especiais. Pois, assim, só estaremos remediando e piorando as coisas.

Portanto, é necessário que entendamos o recado das águas bravias, de que é imperioso que retornemos à trilha da naturalidade, do deixar fluir todos os rios em busca do mar, do plantar e do regar, do ato simples de não jogar lixo a céu aberto.

Que todas as mães – algumas, “solo” (pois são mães e pais ao mesmo tempo) –, recebam o nosso carinho e atenção, sobretudo as que vivem em situação de risco e tentam se reinventar.

Cuidemos da mãe Terra com o mesmo afeto que temos por nossas mães e elas têm por nós.

Parabéns, todas mamães!

(*) Jornalista e escritora

Compartilhe essa notícia:

Picture of Redação

Redação

Colunas

Orlando Pontes

Vídeo: Leila é vaiada no Torneio Arimateia

Caroline Romeiro

EUA redescobrem o óbvio: comida de verdade no centro do prato

José Matos

Inveja. Livre-se dela

Júlio Miragaya

A grandeza das cidades médias brasileiras

Tesandro Vilela

SUS aposta em IA para modernizar saúde pública

Júlio Pontes

Você precisa saber o que é desincompatibilização

Últimas Notícias

Centro de Línguas de Novo Gama abre vagas para cursos gratuitos

11 de janeiro de 2026

Aberto concurso com salários de até R$ 6 mil em Valparaíso

11 de janeiro de 2026

Feliz Ano Novo à categoria bancária!

11 de janeiro de 2026

PGR confirma: Arruda inelegível

11 de janeiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.