• Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Brasil, colaboradores, Geral

Miremos no poder de doação das mães

  • Redação
  • 12/05/2024
  • 11:30

Compartilhe:

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Maria Félix Fontele (*)

Neste Dia das Mães, quando o Rio Grande do Sul padece debaixo das águas indômitas, com enxurradas levando mulheres, crianças e idosos para o abismo da dor e da morte, é impossível não voltarmos as atenções para essa realidade.

Os temporais têm revirado as nossas vidas, sacudido o nosso chão. Ficamos impotentes diante do desarranjo da natureza, a tal ponto que não podemos mais demarcar, com precisão, o movimento das estações. Assim, ora temos chuvas intensas, ora seca, frio e calor extremos, numa espécie de alteração do estado natural das coisas.

Então, não podemos fingir que tudo está bem, em nome da acumulação de riquezas, tendo como argumento o conceito medieval de que o homem pode usufruir e devastar a terra ao seu capricho.

Depois, quem paga o alto preço pelas emissões de gases do efeito estufa, da devastação, do desmatamento e das guerras são quase sempre os mais pobres, subjugados em encostas de morros e à beira de precipícios. E amanhã poderá ser qualquer um.

Mas, o que fazer hoje? Penso que, neste momento, precisamos exercer o poder da doação genuína, a que vem do coração das mães, reafirmando o desejo de querer um mundo melhor, mais bem nutrido, física e moralmente.

Com ou sem tempestade, as mães se desdobram para alimentar, educar e proteger os filhos de qualquer ameaça. Miremos nelas: mulheres que praticam habitualmente o amor incondicional, com aquela “mania de ter fé na vida”, como canta Milton Nascimento em sua icônica música “Maria, Maria”. E, assim, elas preservam e cuidam para que o futuro de sua prole seja abundante.

O que a natureza parece nos dizer, é que devemos exercer o nosso poder de doação diariamente, e não só quando há catástrofes e datas especiais. Pois, assim, só estaremos remediando e piorando as coisas.

Portanto, é necessário que entendamos o recado das águas bravias, de que é imperioso que retornemos à trilha da naturalidade, do deixar fluir todos os rios em busca do mar, do plantar e do regar, do ato simples de não jogar lixo a céu aberto.

Que todas as mães – algumas, “solo” (pois são mães e pais ao mesmo tempo) –, recebam o nosso carinho e atenção, sobretudo as que vivem em situação de risco e tentam se reinventar.

Cuidemos da mãe Terra com o mesmo afeto que temos por nossas mães e elas têm por nós.

Parabéns, todas mamães!

(*) Jornalista e escritora

Compartilhe essa notícia:

Picture of Redação

Redação

Colunas

Orlando Pontes

Caiado é o cara

Caroline Romeiro

Entre curvas, reflexos e resistência

José Matos

O apocalipse virá em quatro etapas

Júlio Miragaya

A apatia ante a agressão imperialista

Tersandro Vilela

IA avança no Brasil entre integração em plataformas

Júlio Pontes

Conservadores são escada para Érika Hilton

Últimas Notícias

Ibaneis inaugura novo campus da UnDF

21 de março de 2026

Acordo com EUA abre fronteira mineral em Goiás

21 de março de 2026

É necessário reagir com firmeza

21 de março de 2026

Robério Negreiros foge de Arruda

21 de março de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2026 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.

Removido da lista de leitura

Desfazer
Welcome Back!

Sign in to your account


Lost your password?