Da Redação
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), deflagrou, na manhã desta quarta-feira (23), uma operação que investiga grupo suspeito de desviar dinheiro público de emendas parlamentares. A ação foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPDFT.
Foi identificado pela investigação, um suposto esquema formado por funcionários da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e empreiteiros. A prioridade do dinheiro das emendas era para empresas de plantio de grama e tapa buracos que já tinham contratos com o Executivo.
A suspeita é de que o dinheiro público era direcionado para beneficiar empresas específicas. Os investigadores cumprem 20 mandados de busca e apreensão em endereços no Distrito Federal, em Goiás (GO) e Sergipe (SE). As buscas no DF acontecem buscas na CLDF e na Novacap.
A operação foi batizada de Alta Conexão, e segundo os investigadores, os crimes investigados são de corrupção ativa e passiva, tráfico de influência, crimes licitatórios, organização criminosa e lavagem de capitais.
Com informações do G1.