Da Redação
O Ministério da Saúde abre, na sexta-feira (26), inscrições para o Programa Mais Médicos. A prioridade é para profissionais brasileiros formados no País. São 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios de todas as regiões. Dessas, 52 estão destinadas ao Distrito Federal. No Centro-Oeste serão 383 vagas. As inscrições seguem abertas até 31 de maio e a previsão é que os profissionais comecem a atuar nos municípios no fim de junho.
O programa visa garantir atendimento médico principalmente nas regiões de vazios assistenciais e traz aos profissionais oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento, além de incentivos e benefícios para aqueles que atuarem em áreas de maior vulnerabilidade.
Para o secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes, as novidades incorporadas pelo Mais Médicos este ano buscam atrair e valorizar o profissional que participa do programa e, assim, garantir o cuidado da população e das comunidades.
“Quem participa tem a chance de garantir a formação em Medicina de Família e Comunidade. Nosso objetivo é que os profissionais com registro no Brasil ocupem as vagas que estão sendo ofertadas. Por isso pensamos em tantas estratégias de incentivo”.
Além dos médicos brasileiros registrados no Brasil que terão prioridade na seleção, também poderão participar brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS) em vagas não ocupadas por médicos com registro no país.