Chico Sant’Anna
A propaganda do Governo do Distrito Federal nesse período pré-eleitoral fala da existência de mais de mil obras oficiais em execução. Uma tentativa de construir uma imagem de Ibaneis Rocha semelhante à Joaquim Roriz e de José Roberto Arruda. Adversários afirmam estar o GDF contabilizando até reforma de lavatório. Certo, contudo, é que grandes obras estruturantes, como o metrô e o VLT, não avançaram nos últimos quatro anos. Promessas de campanha do então candidato Ibaneis ficaram no papel e o metrô não avançou um milímetro sequer.
Considerado tronco principal da mobilidade urbana no DF, o metrô, para ter concluída a sua linha básica, precisa chegar à Expansão de Samambaia, ao Setor O (Ceilândia) e à Asa Norte. São poucos, porém estruturantes quilômetros, que precisam ser concluídos para que haja uma potencialização máxima da mobilidade sobre trilhos, se reduza os engarrafamentos e que os passageiros tenham mais conforto. A estação do Setor O, por exemplo, possibilitaria integração de passageiros provenientes de Águas Lindas de Goiás.