A estação Águas Claras do metrô recebeu, terça-feira(27), uma ação de apoio psicológico aos usuários do metrô. A iniciativa foi da Help, uma entidade sem fins lucrativos e pela ação da Gerência de Projetos Especiais Saúde nos trilhos,desenvolvida pelo Metrô-DF.
O objetivo é atender os usuários com cartas escritas à mão e um Cantinho do Desabafo, com psicólogos e voluntários para ouvir os usuários que apresentarem problemas que precisem de apoio.
Dia de atenção às doenças raras é bissexto
De quatro em quatro anos, em 29 de fevereiro, aAssociação Maria Vitória de Doenças Raras e Crônicas (Amaviraras) realiza o dia de atenção às doenças raras, que tem por objetivo chamar a atenção da população e de profissionais de saúde a respeito dos desafios e das dificuldades enfrentadas por esses pacientes. Eles são 65 a cada 100 mil indivíduos.
Dezoito associações participaram do evento, que promoveu a compreensão, buscou ampliar a visibilidade e incentivar a pesquisa para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com doenças raras. Também estiveram presentes representantes da Comissão de Doenças Complexas Crônicas Raras da OAB-DF, da Frente Parlamentar de Doenças Raras, dos hospitais da rede pública do DF (Hmib, HAB, Hran e HUB) e a Secretaria de Saúde.
Para a presidente da Amavirara, Lauda Santos, o evento superou as expectativas e cumpriu seu papel de levar informações acerca das doenças raras para pessoas que moram no Entorno e nas cidades do DF. “Realizar o evento com apoio do Metrô e de todas estas entidades deu muito mais visibilidade ao tema”, disse.