Profissionais de saúde e a sociedade goiana serão mobilizados para a importância da atenção aos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, de bebês a adultos de até 19 anos. Em 2022 e 2023, os diversos tipos de câncer, sobretudo a leucemia, causaram 146 mortes em Goiás – 55 meninas e 91 meninos.
Segundo o Ministério da Saúde, o câncer infantojuvenil é a doença que mais mata esse público no país, com cerca de 2.560 vítimas por ano. O reforço da Saúde estadual no trabalho de conscientização, com encaminhamento de informativos sobre a doença aos municípios, por meio das Regionais de Saúde, faz parte do Setembro Dourado.
Esse movimento mundial destaca a necessidade do diagnóstico precoce, tratamento adequado e apoio às crianças e famílias que enfrentam a luta contra a doença.“Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), com o diagnóstico precoce e acesso rápido ao tratamento, as chances de cura chegam a 80% em países desenvolvidos”, diz o coordenador de Oncologia da Saúde da SES-GO, Kleber Junior Rodrigues Monteiro.
Saiba +
Os sintomas da doença variam de acordo com o tipo de câncer. E geral, surgem sinais como palidez e febre inexplicável, dor em membro ou dor óssea, inchaço sem trauma ou sinais de infecção, alterações oculares, perda de peso repentina, caroços ou inchaços, tontura, perda de equilíbrio ou coordenação e mudanças no comportamento ou no desempenho escolar. A orientação é buscar um posto de saúde para primeira opinião médica.