Mensagem para o Dia dos Professores 2021

mmPor ,15/10/2021 às 6:00, Atualizado em 18/10/2021 às 10:51

Os políticos, em geral, falam da profissão de professor como sacerdócio – uma desculpa para não valorizá-los

mensagem dia dos professores 2021

Coincidentemente, em países superdesenvolvidos, tais como Nova Zelândia e Alemanha, os salários dos professores são os mais altos do mundo e, nos países subdesenvolvidos, os mais baixos. Não haverá uma relação direta entre valorização do professor e desenvolvimento?

Leia também: Educação que conscientiza é sempre a melhor saída

Nosso atual governador, Ibaneis Rocha, afirmou, publicamente, que os professores mereciam salários de juízes. E o que fez até agora nesta direção? Nada, mercê da Justiça mandar pagar o restante do reajuste concedido pelo ex-governador Agnelo Queiroz, irrisórios 5%.

Os políticos, em geral, falam da profissão de professor como sacerdócio – uma desculpa para não valorizá-los – e, embora seja, sacerdócio não paga contas. Para que exerça o sacerdócio, é preciso mantê-los motivados, valorizando-os, pagando-os dignamente. 

Educação

Educação é a única atividade que permanece. A nossa base moral vem de Moisés, com os 10 mandamentos, trazidos há 3.100 anos. Tudo o mais é transitório. Moisés era a pessoa mais preparada da época, tanto em educação tradicional como em educação esotérica.

Convidado para uma palestra sobre educação, famoso filósofo da antiguidade pediu 6 meses. Transcorrido o tempo, foi fazer a palestra levando dois cachorros mastim. Soltou um coelho e um cachorro, que o estraçalhou. Soltou outro coelho e outro cachorro, que foi brincar com o coelho. Então, o filósofo concluiu: a diferença é que um é educado e o outro não é.

Professor

Há quatro tipos de professores: 1 – Ensinador: ensina sua disciplina, dissociada das outras; 2 – Integrador: ensina sua disciplina integrada com as outras, ou contextualizada, como se diz atualmente; 3- Educador: ensina dando ênfase também à formação do aluno como ser humano; 4 – Terapeuta: ajuda o aluno a superar seus conflitos emocionais.

No futuro, todos os professores serão professores-terapeutas. Jesus mostrou-se um Mestre-Terapeuta quando afirmou: “Tenho vos chamado amigos porque tudo que aprendi de meu pai tenho lhes ensinado”.

Salve os professores, heróis do povo brasileiro!

Leia mais no Brasília Capital

Deixe um comentário

Rolar para cima