Coincidentemente, em países superdesenvolvidos, tais como Nova Zelândia e Alemanha, os salários dos professores são os mais altos do mundo e, nos países subdesenvolvidos, os mais baixos. Não haverá uma relação direta entre valorização do professor e desenvolvimento?
Leia também: Educação que conscientiza é sempre a melhor saída
Nosso atual governador, Ibaneis Rocha, afirmou, publicamente, que os professores mereciam salários de juízes. E o que fez até agora nesta direção? Nada, mercê da Justiça mandar pagar o restante do reajuste concedido pelo ex-governador Agnelo Queiroz, irrisórios 5%.
Os políticos, em geral, falam da profissão de professor como sacerdócio – uma desculpa para não valorizá-los – e, embora seja, sacerdócio não paga contas. Para que exerça o sacerdócio, é preciso mantê-los motivados, valorizando-os, pagando-os dignamente.
Educação
Educação é a única atividade que permanece. A nossa base moral vem de Moisés, com os 10 mandamentos, trazidos há 3.100 anos. Tudo o mais é transitório. Moisés era a pessoa mais preparada da época, tanto em educação tradicional como em educação esotérica.
Convidado para uma palestra sobre educação, famoso filósofo da antiguidade pediu 6 meses. Transcorrido o tempo, foi fazer a palestra levando dois cachorros mastim. Soltou um coelho e um cachorro, que o estraçalhou. Soltou outro coelho e outro cachorro, que foi brincar com o coelho. Então, o filósofo concluiu: a diferença é que um é educado e o outro não é.
Professor
Há quatro tipos de professores: 1 – Ensinador: ensina sua disciplina, dissociada das outras; 2 – Integrador: ensina sua disciplina integrada com as outras, ou contextualizada, como se diz atualmente; 3- Educador: ensina dando ênfase também à formação do aluno como ser humano; 4 – Terapeuta: ajuda o aluno a superar seus conflitos emocionais.
No futuro, todos os professores serão professores-terapeutas. Jesus mostrou-se um Mestre-Terapeuta quando afirmou: “Tenho vos chamado amigos porque tudo que aprendi de meu pai tenho lhes ensinado”.
Salve os professores, heróis do povo brasileiro!