Fetec-CUT/CN
A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) e os sindicatos filiados, incluindo o de Brasília, querem conhecer em profundidade as “Práticas de Gestão, Violência e Adoecimento pelo Trabalho em Instituições Financeiras”. O objetivo é exigir das empresas o fim das práticas que levam ao adoecimento. A pesquisa, com apoio da Fenae, será coordenada pela psicóloga do trabalho Ana Magnólia, a maior especialista brasileira sobre o tema entre os trabalhadores do ramo financeiro.
Além da pesquisa sobre as práticas de gestão das instituições financeiras e a violência organizacional, a Fetec-CUT/CN e os sindicatos filiados criaram a Clínica do Trabalho. Se você já é vítima de adoecimento ou sofre algum tipo de sofrimento no trabalho, pode falar diretamente com nossos psicólogos do trabalho e contar o que está acontecendo com você.
A Clínica do Trabalho, com apoio da Fenae, será conduzida pelos psicólogos Paulo Cesar Rodrigues dos Reis e Arthur Pires de Menezes. Eles estarão em tempo integral à disposição dos trabalhadores para ouvir seus relatos de sofrimento em razão do trabalho. O objetivo é obter informações aprofundadas para negociar com o setor patronal soluções que ponham fim ao sofrimento. Você pode entrar em contato com eles pelo email clinicadotrabalho.fetec.cn@gmail.com.
“A precarização do trabalho a partir de 2016 e a alta de 68% no número de afastamentos por doenças psicossomáticas, em especial ansiedade e depressão, ocorrida no ano passado, aumentam a necessidade de cada trabalhador do ramo financeiro, seja bancário, lotérico, cooperativário de crédito, financiário, correspondente bancário, entre outros, responder à pesquisa e utilizar o acolhimento da Clínica do Trabalho. Sua vida é importante para nós. Participe desta luta!”, afirma Rodrigo Britto, presidente da Fetec-CUT/CN.