Em meio ao turbilhão de notícias ruins que assola o País, o Detran-DF tem algo de positivo a informar: abril foi o mês que registrou o menor número de mortes desde o ano 2000. Gostaria muito de dizer que não perdemos nenhuma vida em nossas vias. Mas, os oito óbitos registrados em 30 dias indicam uma redução de 33,3% em comparação ao mesmo período de 2020, quando 12 pessoas morreram em acidentes de trânsito.
Em janeiro foram 11 óbitos; em fevereiro, 12; e em março, 11, totalizando 42 vítimas fatais no quadrimestre, 26,3% a menos do que o registrado no período de janeiro a abril de 2020, com 57 vítimas fatais. Esses números refletem o empenho do Detran-DF em priorizar a educação no trânsito, incluindo atividades de conscientização e humanização concomitantes às operações de fiscalização, além de campanhas publicitárias na mídia.
O Detran continuará investindo na promoção de ações nas ruas, parques, ciclovias, escolas, bares e restaurantes, com blitzes educativas, palestras e distribuição de material. Essas atividades, aliadas à fiscalização, são fundamentais para a queda do número de mortes no trânsito. E a população pode ter certeza de que o Detran não economizará esforços no sentido de evitar acidentes, com ou sem vítimas, em nossas ruas.
(*) Diretor-geral do Detran-DF.