A menopausa é o período fisiológico após a última menstruação espontânea da mulher, em que são encerrados os ciclos menstruais e ovulatórios. O organismo deixa de produzir, de forma lenta e gradativa, os hormônios estrogênio e progesterona.
- Advertisement -
Alguns sintomas costumam fazer parte desse período, como ressecamento vaginal, ondas de calor, suores noturnos, insônia, diminuição no desejo sexual, perda de massa óssea, aumento do risco cardiovascular e alterações na distribuição da gordura corporal.
Alguns alimentos podem auxiliar na redução desses sintomas, alimentos funcionais que apresentam hormônios vegetais, chamados de fitormônios ou fitoestrógenos. Essas substâncias tem a capacidade de estimular os sítios celulares dos receptores que os nossos hormônios esteróis estimulariam, no caso das mulheres, o estrogênio e progesterona.
Dentre os compostos já identificados, os mais conhecidos são a isoflavona, lignanas e diosgeninas, e apresentam efeito benéfico na menopausa. Mulheres em idade fértil e que apresentam cólicas também podem se beneficiar. Alimentos como a soja, lentilha, feijão, grão de bico, trigo, aveia, frutas vermelhas, alho, linhaça, alfafa e inhame, apresentam esses compostos.
Para que os fitoestrógenos possam ser usados de maneira adequada, o intestino precisa estar saudável. O trato gastrintestinal precisa estar em boas condições para digerir, conjugar e ativar essas substâncias.